Shakira volta ao Brasil com show arrebatador em São Paulo
Foto: Stephan Solon/ Move Concerts
 

Após sete anos sem se apresentar no Brasil, Shakira voltou ao país. Na noite do último domingo (22), a colombiana trouxe a sua El Dorado Tour ao Allianz Parque, em São Paulo.

Com ingressos esgotados e um público estimado em 45 mil pessoas, a cantora mostrou por que é tão querida por aqui. Com um setlist que abrange desde seus grandes sucessos até as faixas que compõem El Dorado, seu álbum mais recente, ela conseguiu agradar tanto aos fãs quanto aos mais desavisados.

O show começou com os hits “Estoy Aqui” e “¿Dónde Estás Corazón?”, marcados pela performance poderosa atrelada à simpatia característica e uma chuva de papel picado já no comecinho.

Em um português perfeito (ela é fluente na língua), Shakira conversava com seu público e transparecia estar genuinamente feliz por voltar ao país e tocar faixas como “She Wolf”, na qual ela começa acorrentada e completamente teatral e hipnotizante.

Shakira volta ao Brasil com show arrebatador em São Paulo
Foto: Stephan Solon/ Move Concerts

Mas nem só de acertos se fez o show. Alguns fatores como a falta de elementos cênicos mais elaborados e falhas técnicas no som poderiam ter atrapalhado a performance, mas Shakira é experiente e comanda um palco como poucas artistas pop contemporâneas.

Um destaque que não pode ficar de fora é a dança. Deus, como dança essa mulher! Em canções como “Whenever, Wherever”, “Chantaje” e “Hips Don’t Lie” ela mostra todo o seu potencial de cantar muito e dançar perfeitamente ao mesmo tempo e como se isso não fosse esforço algum.

A El Dorado Tour é uma prova de que Shakira está com 41 anos de idade, mais de 25 de carreira, e continua imensamente relevante artisticamente e como figura pública em suas ações humanitárias. Muitos achavam que ela tocaria no assunto da política brasileira, considerando o seu perfil, porém isso não aconteceu mas também não tirou o brilho ou o clima de festa da apresentação.

A turnê continua nesta terça-feira (23), quando a artista toca na Arena Grêmio, em Porto Alegre.

Setlist

  1. Estoy aquí / ¿Dónde estás corazón?
  2. She Wolf
  3. Si Te Vas
  4. Nada
  5. Perro fiel
  6. Underneath Your Clothes
  7. Me Enamoré
  8. Inevitable
  9. Chantaje
  10. Whenever, Wherever
  11. Amarillo
  12. La Tortura
  13. Antología
  14. Play Video
  15. Can’t Remember to Forget You
  16. Loca / Rabiosa
  17. Bicicleta Interlude
  18. La La La (Brazil 2014)
  19. Waka Waka (This Time For Africa)
  20. Toneladas
  21. Hips Don’t Lie
  22. La Bicicleta