Filme sobre a volta de Hitler
Foto: Divulgação

A Segunda Guerra Mundial e os regimes de governo implementados por Benito Mussolini (fascismo) e por Adolf Hitler (nazismo) são inspiração para a criação de grandes filmes até hoje. Seja no cinema Europeu ou em Hollywood, a produção de obras inspiradas nesse período é muito rica.

E isso tem explicação: reviver a história por meio da arte se tornou uma forma pela qual a humanidade mantém na memória alguns dos seus piores momentos, para que os mesmos erros não sejam repetidos.

Hoje, porém, a aplicação dos conceitos de fascismo/nazismo está se tornando mais complexa, principalmente no Brasil. Pensando nisso, montamos uma lista de filmes que mostram o que foram estes regimes de forma mais prática.

Ele Está de Volta (2015)

Hitler acorda em seu bunker 70 anos depois da Guerra e acaba virando uma celebridade, uma vez que a mídia o confunde com um comediante. Aproveitando o estrelato e a boa recepção depois da sua volta, ele procura entrar novamente na política para continuar seus planos nefastos.

Bastardos Inglórios (2009)

Dirigido pelo famosíssimo Quentin Tarantino e estrelado por Brad Pitt e Christoph Waltz, Bastardos Inglórios”acompanha dois planos para assassinar os líderes políticos alemães nazistas, entre eles, o próprio Adolf Hitler. Um dos planos é liderado pelo tenente Aldo Raine, cujo pelotão tem a ordem de matar a maior quantidade de nazistas possíveis em seu caminho.

A Onda (2008)

Esta é uma obra alemã, dirigida por Dennis Gansel. A Onda é um dos melhores filmes sobre nazismo porque, em vez de voltar no tempo e recriar a Europa dos anos 30 e 40, somos transportados para uma simples sala de aula. Um diretor é obrigado a ensinar sobre autocracia e acaba construindo um ambiente individualista, reprimindo os ideais democráticos e valorizando a união como saída para todos os problemas.

(Curiosidade: A Onda conta com Max Riemelt, o Wolfgang de Sense8, no elenco)

V de Vingança (2005)

Em V de Vingança, a Inglaterra elege um governo fascista com a promessa de tirar o país da crise e melhorar a vida da população, mas não é bem isso que acontece. Os governantes passam a eliminar adversários políticos e minorias sociais que poderiam fazer ruído em sua gestão, além de aumentar a vigilância sobre os cidadãos comuns e controlar os meios de comunicação. A saída é encontrada pelo misterioso V, um “herói” violento e astuto que quer transformar tudo em caos.

A Outra História Americana (1998)

O filme dirigido por Tony Kaye e estrelado por Edward Norton acompanha um neonazista que cresce odiando negros e imigrantes, mas muda de ideia depois de passar anos na cadeia. Ele tem que convencer o irmão mais novo de que os ideais que ele pregava no passado eram errados, mas tem dificuldade de remodelar a cabeça do garoto, negando as origens racistas com as quais foram criados.

Há ainda muitos outros filmes inspirados nesse período e que podem transmitir a sensação do que foi o sofrimento causado pelo fascismo e pelo nazismo na Europa. Lembre-se também que nem tudo é literal no cinema. Apesar de uma ou outra adaptação, o clima de perseguição e intolerância que se instaurou no começo do século XX está nas entrelinhas, sendo muito mais do que apenas “preto no branco”.

Com isso em mente, crie sua lista, prepare sua pipoca e embarque nessa aula de história.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!