Three Days Grace
Foto: Divulgação

A banda canadense Three Days Grace lançou este ano o seu sexto álbum de estúdio, Outsider. Apesar de uma repercussão mediana, o lançamento ajudou o grupo a quebrar um recorde histórico na Billboard.

Isso porque o segundo single do álbum, a canção “Infra-Red” chegou recentemente ao topo da parada Mainstream Rock Songs. Este momento marcou a décima quarta vez que o grupo chegou ao topo da mesma parada, e fez com que se consolidasse como o grupo com mais músicas “número 1”.

O Three Days Grace, com isso, ultrapassou o grupo Van Halen, que até então detinha o recorde com 13 músicas. A canção responsável por equiparar a contagem de ambas as bandas foi “The Mountain“, também de Outsider.

Uma observação interessante é que esse legado todo foi construído com as vozes de dois vocalistas diferentes. Isso porque Adam Gontier deixou o grupo em 2013, o que permitiu a entrada de Matt Walst como novo frontman. Enquanto Gontier deu voz a 10 das canções do TDG que chegaram ao topo do Mainstream Rock Songs (incluindo sucessos como “Break” e “Animal I Have Become“), Walst é quem canta nas quatro mais recentes.

 

Quando o rock era mainstream…

É interessante também reparar no cenário de cada época. Isso porque, enquanto o Three Days Grace fez seus dias de sucesso a partir do novo milênio, o Van Halen fez seu nome entre o final dos anos 70 e o final da década de 80.

O rock era mais popular na década de 80 do que é atualmente, e isso é um fato que pode ser comprovado pelo desempenho das mesmas canções em paradas musicais mais amplas e populares. Em 1984, o sucesso “Jump“, do Van Halen, também foi parar no topo da Hot 100, a mais famosa da Billboard. Enquanto isso, mesmo com o recorde conquistado, o Three Days Grace nunca conseguiu emplacar uma música entre as 40 “mais quentes”. O mais próximo que conseguiu foi com “Pain“, que ficou na 44ª colocação da parada em 2007.