Spotify Escuta as Minas
Foto: Reprodução/YouTube
 

Mais uma campanha incrível do Spotify foi lançada essa semana.

A plataforma de streaming divulgou o projeto Escuta as Minas, que vem acompanhado de um site com um clipe inédito e diversos vídeos com depoimentos de 11 artistas brasileiras. Além disso, o portal também conta com várias playlists de artistas brasileiras e internacionais.

O projeto reúne nomes como Karol Conká, Elza Soares, Maiara & Maraísa, MULAMBA e Mart’nália. Além delas, outras três artistas brasileiras homenagearam grandes ícones da música brasileira de diferentes gerações. As Bahias e a Cozinha Mineira retrataram Chiquinha Gonzaga, enquanto Tiê prestou tributo a Maysa, e Lan Lanh a Cassia Eller.

Gabriela Lancellotti, Head de Consumer Marketing do Spotify Brasil, disse em comunicado à imprensa:

Em todas as gerações no Brasil, as mulheres têm perseverado. Apesar das dificuldades e contratempos, nós seguimos sempre em frente e cantamos com a dor. ‘Escuta as Minas’ é uma oportunidade para reconhecer essa ideia, empoderando a nova geração e a incentivando a continuar trabalhando pela plena igualdade na música e em tudo o que fazemos.

A campanha visa aumentar a representatividade de mulheres na música, já que um estudo divulgado pelo Spotify e feita pela Iniciativa de Inclusão Annenberg revelou números um tanto tristes. Em 2017, apenas 16,8% dos artistas na indústria da música são mulheres. Dos 651 produtores do estudo, apenas 2% eram do sexo feminino. E das 899 pessoas que foram nomeadas para um Grammy Award entre 2013 e 2018, apenas 9,3% eram mulheres.

Assista ao clipe logo abaixo e confira o site da campanha clicando aqui.