Vera Veronika em show
Foto: Tatiana Reis

A rapper brasiliense Vera Veronika sempre usou sua música como plataforma para discutir a invisibilidade social. No novo clipe, “Genocídios”, não poderia ser diferente. Criado em animação, o vídeo traz à tona a realidade dos brasileiros que vivem à margem da sociedade e são eliminados sem consequências. A produção também funciona com um lyric video e oferece a deficientes auditivos a interpretação em linguagem de sinais, feita por Babi Barbosa.

A música marca presença no DVD Vera Veronika 25 anos, mas aparece em versão de estúdio pela primeira vez. Nessa gravação, a artista recebeu a participação especial de Nego Dé, Thiago Jamelão (no refrão), de Flávia Nascimento, com sua gaita e de Junior Cabelera na guitarra.

Na letra, Vera Veronika aborda a morte sistemática de jovens negros no Brasil, uma realidade estampada nos jornais do país e internacionalmente. Assista:

Mantre

Mantre
Foto: Divulgação

Ego e desejo guiam o novo clipe da banda Mantre, “Ápice do Prazer”. O trio entrega mais uma interpretação visual de seu disco Introspecto, lançado em 2016. Aqui, a narrativa se desenrola em sintonia com a letra, que versa sobre a efemeridade das relações afetivas e propõe o questionamento de seu significado ao evocar memórias e experiências de quem assiste.

O vídeo dirigido por Lucas Vieira acompanha a atriz Isa Perucho pelo quarto. Entre texturas, camadas e transparências, a performance revela a vulnerabilidade e entrega do prazer. Por outro lado, a banda surge em cenas preto e branco, mostrando a integração perfeita do conjunto de guitarra, baixo e bateria que guia a sonoridade pulsante da banda.

Assista:

Espigão

Banda Espigão
Foto: Fernando Prates

A banda mineiro Espigão traz ao mundo o single  “Até Onde Vai”, que estará presente no terceiro disco do grupo, previsto para o primeiro semestre de 2019.

O grupo segue explorando as nuances do indie rock, com bastante influência do rock dos anos 70, 80 e 90, e no single não é diferente.  O grupo mostra amadurecimento poético, lançando luz na concretização dos sonhos, o que de fato é vivido pelos integrantes.

Confira o lyric video abaixo, produzido pela própria banda.

Bento Veiga e a Velha Raiz

Bento Veiga e a Velha Raiz
Foto: Divulgação

Unindo a música brasileira com gêneros do passado e do presente, Bento Veiga e a Velha Raiz acaba de lançar o single de estreia “Viúva Negra”.  No processo de finalização do seu álbum de estreia, a banda mira o futuro sem esquecer das tradições e de onde veio, como o nome sugere.

As histórias do single e do grupo aparecem unidas e surgem de uma amizade e da juventude. No fim de 2014, sentindo-se angustiado pelo afastamento de um amigo que continuaria sua vida escolar distante do Rio de Janeiro, Bento Veiga expressa seu sentimento em forma de poesia. Anos depois, esses versos foram aprimorados e se tornariam canção, quando o rapaz já tinha a música como um hobby e estudava instrumentos de corda.

Nada mais natural então que essa fosse a amostra inicial da sonoridade. A canção é o primeiro single do álbum com 9 faixas que unirá sons clássicos e novos com as experiências pessoais de cada integrante ao lado de sentimentos universais humanos. Ouça:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!