30 anos de Daydream Nation, álbum definitivo na discografia do Sonic Youth

Lançado em outubro de 1988, o álbum é considerado a obra prima da banda e fonte de inspiração até os dias de hoje

Sonic Youth - Daydream Nation

O quinto e o primeiro grande álbum do grupo, Daydream Nation é amplamente considerado a obra prima do Sonic Youth.

Lançado em outubro de 1988, o álbum traz um som vanguardista que dinamiza entre o rock clássico de Neil Young e bandas de hardcore underground da época, como Hüsker Dü e Green River.

Afastando-se do rótulo punk, Daydream Nation talvez seja uma obra definitiva do No-Wave, apesar de ter seu despertar muito distante do auge do movimento que ocorreu no começo dos anos 80.

Uma prova cabal do diferencial desse álbum está em sua produção. Nick Sansano, engenheiro de som responsável, era acostumado a trabalhar com hip-hop, como no Black Steel in the Hour of Chaos do Public Enemy. Mesmo assim, foi em seu estúdio que o Sonic Youth resolveu gravar o seu disco.

Começando com acordes lentos e uma atmosfera de sonho criada por frases faladas por Kim Gordon, “Teen Age Riot”, um dos maiores sucessos da carreira do grupo, é a faixa que abre o álbum. Depois de 90 segundos desse clima, o Sonic Youth mostra a que veio: guitarradas dobradas em riffs barulhentos e agressivos.

Libertando-se mais em intros longas e arranjos elaborados, no decorrer do álbum vemos uma sequência de faixas extremamente coesa e revolucionária. As letras envolvem problemas sociais diversos, poesia beatnick e os poderosos ideais feministas de Gordon.

https://www.youtube.com/watch?v=sYUEbqD_rAI

Daydream Nation teve um impacto marcante não apenas na banda, mas em todo underground da época, revelando e influenciando diversos artistas que foram importantíssimos para a cena dali em diante.

30 anos depois de seu lançamento, a obra prima do Sonic Youth ainda é uma fonte de inspiração belíssima e esclarecedora.

https://www.youtube.com/watch?v=xEUYK9elJ-s

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!