Joe Silhueta
Crédito: Thaís Mallon

O coletivo musical brasiliense Joe Silhueta lançou seu primeiro álbum, intitulado Trilhas do Sol, via selos Quadrado Mágico e Cena Cerrado (ouça ao final deste post). Com nove faixas, esse é o primeiro disco cheio do projeto encabeçado pelo cantor e compositor Guilherme Cobelo, que já havia apresentado anteriormente dois EPs e três singles.

Em Trilhas do Sol, Joe Silhueta caminha entre a constatação de que a noite vai cair e a de que o sol vai nascer e a aurora trará a redenção. “Não que o disco tenha sido composto com essa intenção conceitual, mas acabamos selecionando as músicas que tivessem mais a ver com essa trajetória,” comenta Cobelo, autor de todas as composições, trabalhadas e arranjadas pela banda entre turnês de 2017 e 2018.

O coletivo ainda conta com Gaivota Naves (voz), Márlon Tugdual (bateria), Carlos Beleza (guitarra e voz), Marcelo Moura (baixo), Lucas Sombrio Muniz (clarineta, sanfona e clarone), Tarso Jones (teclado) e Tâmara Habka (produção). Entre as referências do grupo estão Paêbirú, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, Flaviola & O Bando do Sol, Ave Sangria, Timber Timbre, Kinks, e as poesias de Patti Smith e Jim Morrison.

O trabalho foi produzido por Cobelo em parceria com Jota Dale (Satanique Samba Trio), e conta com três participações especiais: o saxofonista-flautista Esdras Nogueira (Consuelo/Móveis Coloniais de Acaju), o percussionista Macaxeira Acioli (Muntchako) e o cantor-compositor Kelton Gomes.

Joe Silhueta já passou pelos festivais Psicodália, Morrostock, Satélite 061, Porão do Rock, Picnik, CoMA, Cena Cerrado, DoSol e Móveis Convida, bem como duas noites na SIM SP, onde esse ano estará nos showcases diurnos. Em 2016, foi indicado ao Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria “Artista Revelação” com o EP Dylanescas.

O lançamento do disco veio acompanhado da divulgação de uma agenda extensa de shows até o fim do ano:

04/out – Autêntica – Belo Horizonte/MG
18/out – Shiva alt-bar – Goiânia/GO
19/out – Centro Cultural Joana Dark – Anápolis/GO
26/out – Sesc Garagem – Brasília/DF
24/nov – Festival Dosol – Natal/RN
29 ou 30/nov – OCulto – Porto Alegre/RS
01/dez – Festival Morrostock – Santa Maria/RS
06 a 08/dez – SIM – São Paulo/SP
15/dez – Brasília/DF

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!