Led Zeppelin Tributo 2012
Foto: Reprodução/YouTube

Há algum bom tempo o Led Zeppelin tem se defendido de um processo de plágio por conta de “Stairway To Heaven”, um dos seus maiores hits.

A banda britânica é acusada pelos representantes do guitarrista da banda norte-americana Spirit de ter copiado a lendária canção a partir de “Taurus”, um de seus sons, e o caso parece não ser uma mera coincidência, já que o Led Zeppelin excursionou como banda de abertura para o grupo em 1967, quatro anos antes de “Heaven” ser lançada.

Em Junho de 2016 a banda de Robert Plant e Jimmy Page venceu o processo e aparentemente o caso estava encerrado, mas agora o julgamento deve retornar já que de acordo como site The Hollywood Reporter, uma Corte de Apelação determinou que a acusação fosse revista pois entende que o júri foi inapropriadamente instruído sobre questões de direitos autorais.

Segundo a nova decisão, as pessoas que decidiram a favor do Led Zeppelin não tinham informações suficientes a respeito da proteção de autoria de elementos musicais e a respeito do tema “originalidade”. Além disso, e talvez mais importante, a música do Spirit nem pôde ser mostrada aos jurados, já que “Taurus” tinha sido registrada em uma lei antiga de direitos autorais.

A nova decisão diz que a música deveria ter sido tocada para aqueles que têm poder de decisão a respeito do caso, e sendo assim, ele deve voltar aos tribunais.

Led Zeppelin e Spirit

Apesar de não ter encontrado o mesmo sucesso do Led Zeppelin, o Spirit foi um grupo bastante influente de rock psicodélico e rock progressivo, com bases na Califórnia.

Seu último disco de estúdio é California Blues, de 1996, que saiu um mês antes da morte do guitarrista Randy California, justamente o autor do riff que teria sido copiado em “Stairway To Heaven” e cujos representantes iniciaram o processo.

Sua morte trágica veio no começo de 1997 quando Randy se afogou no mar aos 45 anos de idade ao resgatar o filho Quinn, de 12 anos de idade, em uma praia no Havaí. Quinn sobreviveu mas não viu o pai ter a mesma sorte.

 

Por outro lado o grupo britânico tornou-se um dos mais influentes de todos os tempos por conta da mistura certeira de suas guitarras, baixos e baterias aliadas a um show explosivo e a voz única de Robert Plant.

Seu fim veio em 1980 após a morte precoce do baterista John Bonham, aos 32 anos de idade.

LEIA TAMBÉM: apesar de vencer processo de plágio, Led Zeppelin perde 2.5 milhões de Reais

Você pode comparar “Spirit”, do Taurus”, e “Stairway To Heaven”, do Led Zeppelin, logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!