Bateria de papelão
Foto: Reprodução / Youtube

Instrumentos musicais nunca foram baratos. O processo de confecção de um simples violão ou pandeiro requer muito trabalho e, obviamente, isso espelha um elevado custo. Muitas pessoas economizam anos para conseguir comprar a tão sonhada guitarra. Em contrapartida, muitos desistem de seus sonhos em viver de música por conta dos altos preços.

Para confrontar esses empecilhos, muitos tentam driblar os custos com a cultura do “Faça Você Mesmo”. Construir, reparar ou lançar coisas sem a ajuda de profissionais no ramo é um “sonho financeiro” para muitos. Engloba desde vender ou divulgar a própria arte até evitar altos custos. Mas a questão aqui é: é possível fazer seu próprio instrumento sem gastar muito?

Sim, é possível! Ou pelo menos é isso que comprova o canal AlfaZer, que publica vídeos inspirados na teoria do “Faça Você Mesmo”. Os vídeos ensinam desde fazer acessórios para computador até máquinas de tatuagem caseiras. Em meio aos conteúdos, o canal ensinou como construir instrumentos musicais.

Em dois vídeos publicados recentemente, é exibido o passo a passo para se fazer um piano e uma bateria caseira. Os materiais necessários para as estruturas envolvem papelão, pregadores, palitos de sorvete, EVA, fios e teclado de computador.

Para provar a funcionalidade dos instrumentos, eles são testados no final do vídeo. Para experimentar a bateria, por exemplo, o “designer” toca trechos de “We Will Rock You“, do Queen, e de “Believer“, do Imagine Dragons.

Confira abaixo os vídeos. Que tal fazer um estúdio caseiro com essas dicas?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!