Metallica Ao Vivo
Foto via Shutterstock

Já se passaram 27 anos desde o lançamento do icônico quinto álbum do Metallica.

The Black Album, como também ficou conhecido o homônimo, não apenas foi um dos lançamentos de maior impacto dos anos 90, como também tem um legado que repercute até hoje para os amantes de rock.

Duvida? Hoje, em 2018, o álbum apareceu novamente na Billboard 200, uma das mais respeitadas paradas musicas da indústria. O levantamento, que elege semanalmente os 200 álbuns mais vendidos nos EUA, apontou o disco do Metallica pela 500ª vez. A primeira vez em que o álbum entrou na lista foi em 1991, no ano de lançamento, quando estreou logo no topo.

Para poucos

Desde 1963 até hoje, apenas 4 álbuns passaram a marca de 500 aparições na lista. Além do The Black Album, Pink Floyd, Bob Marley & The Wailers e Journey marcaram presença ao ultrapassar a marca.

O Greatest Hits, do grupo Journey, apareceu 529 vezes na parada. Em segunda, o icônico Legend, de Bob Marley & The Wailers, acumulou 539 aparições. Enquanto isso, Pink Floyd respira com folga ao emplacar 937 vezes na lista um dos álbuns mais importantes da história, o aclamado The Dark Side of the Moon. Não muito atrás na contagem ainda aparecem nomes como Bruno Mars, Guns N’ Roses e Nirvana.

Outros recordes

Desconsiderando-se os álbuns, a discussão também fica interessante ao considerar o campo dos artistas em si. A cantora Barbara Streisand, por exemplo, é a única a ter atingido o topo em todas as seis décadas de existência da Billboard 200.

A própria Billboard fez um levantamento dos 200 melhores álbuns da história, baseando-se nos resultados da listagem de álbuns. Na lista, Taylor Swift e os Beatles empatam no quesito maior quantidade de álbuns, com 5 lançamentos cada um. Enquanto isso, os meninos de Liverpool, na história da listagem, foram os que mais estiveram no topo, aparecendo em primeiro lugar 132 vezes. A distância é grande para o segundo colocado, Garth Brooks, que apareceu em primeiro “apenas” 52 vezes.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!