Playing-for-Change-Day
Crédito: Divulgação

No dia 15 de Setembro será realizado o Playing For Change Day Brasil, evento de música e solidariedade em que inúmeros artistas irão se apresentar em palcos, bares, centros culturais e casas de espetáculo espalhados pelas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Angra dos Reis.

A edição deste ano será a sétima, e acontecerá simultaneamente em mais de 60 cidades no mundo, como Roma, Londres e Copenhague, chamando atenção para projetos que promovem a inclusão pela música na Ásia, África e América do Sul. No Brasil, o evento  terá objetivo de gerar doações espontâneas para manter a escola Playing For Change de Curitiba e expandir o programa de educação musical no Brasil.

Serão 12 palcos, em que músicos que costumam se apresentar na rua ou no metrô terão a oportunidade de subir ao palco e se apresentar para a plateia. Os shows em teatros, shoppings e bares terão preços populares ou urnas para que as pessoas possam depositar doações e toda a renda desse dia será revertida para os projetos.

Playing For Change

“Playing For Change” (em português, ao pé da letra, significa “tocando por mudança”) é um movimento criado para inspirar e conectar o mundo por meio da música. A organização surgiu de uma ideia dos cofundadores Mark Johnson e Whitney Kroenke de gravar e filmar músicos atuando em seus ambientes naturais, produzindo vídeos que viralizaram na internet, conhecidos como Songs Around The World. O sucesso do projeto audiovisual foi tão grande que motivou a formação de uma banda e a criação da Fundação.

Braço social

A Fundação Playing For Change tem a missão de produzir uma mudança positiva na vida das crianças por meio da música e da educação artística e realiza ações em busca de recursos para subsidiar as 14 escolas que estão no Congo, Gana, África do Sul, Nepal (três escolas), Mali, Ruanda, Brasil, Bangladesh, Argentina (duas escolas), Marrocos e México.

No Brasil, a Fundação localizada em Curitiba trabalha com uma metodologia que valoriza cada aluno individualmente. O foco é a formação cidadã, sustentável e integrada, com capacitação e desenvolvimento em um segundo idioma. A música é só um meio, a ferramenta usada para a socialização e a integralização do indivíduo na sociedade e no mundo contextualizado em que vivemos. Caso a criança venha a destacar-se com habilidade e potencial para a música, a escola a encaminhará para uma instituição musical apta a desenvolvê-la.

Confira a programação completa do Playing For Change Day no site www.pfcday.org e saiba mais sobre o projeto em www.pfcbrasil.com.br.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!