Green Day - Nevermind

Vivemos em um mundo com uma cultura musical que vem se desenvolvendo ao longo de toda a história da humanidade. Tudo faz parte de uma linha do tempo em constante mudança. Os artistas de hoje tiveram suas influências, que também tiveram em quem se espelhar para desenvolver o seu próprio som, e por aí vai…

É como se a sociedade atual tivesse uma “base” musical para se apoiar. Existem algumas certezas que não são questionadas, como os fatos de que Guns N’ Roses é um dos maiores grupos de rock dos anos 80, e de que Beatles e Nirvana foram bandas revolucionárias em suas respectivas épocas. Mas e se fosse tudo diferente? E se essas certezas fosse outras, como se vivêssemos em uma realidade paralela?

O Ten Seconds Songs, de forma muito criativa, pegou a ideia e a transformou em um dos conteúdos mais intrigantes já feitos pelo canal até hoje. Anthony Vincent, a mente por trás dos vídeos, é conhecido por fazer versões diferentes de músicas famosas. Já cantou “Smells Like Teen Spirit” como se fosse uma música do Evanescence, “Chop Suey” como se fosse uma música do Ghost e “Sorry”, de Justin Bieber, como se fosse uma música do KISS, e isso só para citar alguns vídeos. Mas desta vez o canal resolveu ir além ao explorar um mundo alternativo com padrões musicais bem diferentes dos que conhecemos.

 

“Nickelback é uma das bandas de rock mais reverenciadas no mundo”

Anthony protagoniza o vídeo junto a seu amigo Steve Miosku. Os dois resolvem dar uma volta de carro para distrair Anthony, que está passando por um bloqueio criativo e, por conta disso, não consegue ter boas ideias de novos vídeos para o canal. Até aí tudo bem, mas as coisas ficam estranhas quando a dupla decide colocar o clássico álbum Nevermind, do Nirvana, para tocar.

A “verdade” é que este álbum nunca foi de autoria do Nirvana, mas sim do Green Day. Isso confunde Steve, que argumenta que isso não é possível. Por sinal, a graça do vídeo é ver a dupla discutindo, uma vez que Steve parece não estar acostumado com a “realidade” ao argumentar coisas “absurdas”, como dizer que The White Album foi lançado pelo Metallica e não pelos Beatles.

A playlist surreal segue ao longo do vídeo, mas o mais impressionante está na brincadeira que o vídeo faz com a banda Nickelback. O grupo ocupa o posto de um dos maiores dos anos 80, ficando famosos pelo seu icônico álbum Appetite For Destruction. “Nickelback é uma das bandas de rock mais reverenciadas no mundo,” diz Anthony para o colega. O Guns N’ Roses, enquanto isso, é um grupo que muita gente não curte, mas que fez sucesso momentâneo com hits como “Photograph“.

 

“O que Kurt Cobain tem a ver com o Nirvana? Acho que você está confundindo as coisas”

As versões das músicas apresentadas, apesar de absurdas, ficaram muito boas. Os Beatles cantando “Enter Sandman“, em uma versão à lá “A Hard Day’s Night“, ficou incrível, por exemplo. Também vale destacar Michael Jackson cantando “Purple Rain“, do Prince. E quem diria que, nessa realidade, seria Notorious B.I.G. quem ficaria famoso por “California Love“, originalmente uma canção de 2Pac?

Por sinal, o Nirvana (que não fez Nevermind), ficou famoso por músicas como “Everlong“, que conhecemos como um hit do Foo Fighters. Para completar, Kurt Cobain nunca teve qualquer relação com o grupo, mas atualmente vive um bom momento devido ao lançamento de Scorpion, o “álbum do verão“.

Vale (e muito) conferir o vídeo na íntegra no player abaixo, enquanto nos questionamos sobre como seria viver nessa realidade alternativa. Deixe nos comentários sua opinião sobre a realidade musical ideal (ou comente apenas alguma possibilidade maluca).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!