SXSW em 1991
Foto: Reprodução/YouTube

Nos últimos 31 anos, o festival SXSW — também conhecido como South By Southwest — leva centenas de músicos, empresários e qualquer simpatizante do meio musical a Austin, Texas, nos Estados Unidos.

O evento, que conta também com diversas conferências e painéis e virou um grande centro para quem quer crescer na música, começou lá em 1987 após o governo de Ronald Reagan. Um ano antes, o grupo de pessoas que fundou o festival começou a discutir sobre o futuro da mídia e do entretenimento no país e decidiu criar esse baita evento.

Um vídeo de 1991 mostra imagens da quinta edição do SXSW, e o que chama atenção são as diversas bandas novas — bem, novas pelo menos naquela época — que estão presentes para fazer o famoso networking e apresentar seu trabalho para pessoas do mundo todo.

A edição teve discursos da então governadora do Texas, Ann Richards, e da cantora Rosanne Cash, filha de Johnny Cash. Veículos como a Alternative Press publicaram matérias a respeito dizendo que o evento “era promissor”.

Vale lembrar que, atualmente, o SXSW recebe vários artistas brasileiros que estão investindo na experiência e querendo levar o som pra fora. Um exemplo é a cantora Labaq, que chegou a escrever um diário de bordo para o TMDQA! sobre seus dias no festival. Leia clicando aqui!

Capa do livreto com a programação do SXSW 1991

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!