Foto: Divulgação

João Gilberto é, ao lado de Tom Jobim, um dos maiores ícones da música brasileira.

Precursor da Bossa Nova e grande responsável pela sua pulverização e popularização ao redor do mundo, o ídolo que interpretou tão belamente o clássico brasileiro “Garota de Ipanema” tem vivido em reclusão no Rio de Janeiro há 30 anos graças à problemas de saúde e a completa ruína da sua vida financeira.

Hoje, com 87 anos, João Gilberto virou obsessão do cineasta francês Georges Gachot – um eterno apaixonado pela música popular brasileira – em seu novo filme, Onde Está Você, João Gilberto?atualmente em cartaz em salas de 9 cidades brasileiras (confira mais informações no fim da matéria).

Onde Está Você, João Gilberto? retrata a jornada do diretor francês pelas ruas do Rio de Janeiro em busca do seu ídolo, inspirado pelas crônicas da obra literária do autor alemão Marc FischerHO-BA-LA-LÁ – À Procura de João Gilberto, que vivia a mesma obsessão em encontrar o cantor, que não deseja ser encontrado no fim das contas.

Para cumprir o objetivo da sua jornada, Gachot marca encontros e entrevistas com amigos e parceiros profissionais de João Gilberto: fala com Miúcha (ex-mulher de João), Bebel Gilberto (sua filha), com músicos como João Donato, Roberto Menescal e Marcos Valle. Gachot conversa também com o cozinheiro da churrascaria Plataforma, que preparava o prato favorito de João Gilberto e até com o seu cabelereiro particular.

Filmografia à brasileira

O documentário Onde Está Você, João Gilberto? não é o primeiro trabalho de Georges Gachot que foi inspirado pela música popular brasileira. Na verdade, esse é o quarto filme que segue a temática brasileira.

O francês já lançou Maria Bethânia – Música É Perfume (2005), Nana Caymmi em Rio Sonata (2010) e O Samba (2014).

Distribuido pela Imovision, Onde Está Você, João Gilberto é uma obra que pode fazer com que muitos brasileiros redescubram o trabalho do compositor e que nos faça compreender a dimensão que a Bossa Nova tomou na sua época áurea.

Se Georges Gachot encontrou ou não João Gilberto? Não daremos spoilers. Confira no trailer abaixo.

Programação de 23 a 29 de agosto:

Belo Horizonte: Net Cineart Ponteio
Brasília: Espaço Itaú | Cine Brasília
Florianópolis: Paradigma Cinearte
Niterói: Reserva Cultural
Recife: Cinema da Fundação – Derby
Rio de Janeiro: Estação Net Rio | Estação Net Botafogo | Cine Joia | Cine Especial Laura Alvim|Estação Net Ipanema
Salvador: Espaço Itaú | Sala de Arte Cinema do Museu | Sala de Arte Cinema da UFBA | Sala de Arte Cinema do Passeo
Santos: Espaço de Cinema Miramar
São Paulo: Reserva Cultural | Espaço Itaú Frei Caneca

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!