Envelope de DVD da Netflix

A Netflix foi fundada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph, na Califórnia, e não dá pra negar: hoje é uma das empresas mais valiosas do planeta.

Acontece que talvez você não saiba, mas o modelo de negócios da plataforma de streaming começou com a venda e aluguel de DVDs pelo correio para uma base de assinantes que gostaria de ter a comodidade de receber seus títulos em casa.

21 anos depois, a Netflix se consolidou com seu serviço de filmes e séries sob demanda, além das próprias produções, e nós poderíamos imaginar que o envio de DVDs virou poeira, mas não é o caso.

De acordo com o site Variety, 3 milhões (!) de assinantes ainda recebem seus filmes alugados em casa, sendo que a única questão é que o remetente dos envios é o site DVD.com, criado justamente quando a Netflix resolveu mudar o foco do seu negócio para o streaming.

Primeiro logo da Netflix

E os negócios vão bem!

E se você pensa que os envios de DVDs dão prejuízo à empresa, está completamente enganado.

Só nos últimos quatro meses o negócio rendeu 53 milhões de dólares à Netflix, que inclusive continua investindo no formato quando, por exemplo, lançou um app para dispositivos móveis dedicado ao DVD.com recentemente.

A margem de lucro cresceu de 15.65 dólares em 2016 para 17.66 dólares em 2018 e definitivamente a empresa não faz nenhum esforço para que seus seguidores mais “roots” deixem o serviço, mas isso é inevitável.

De acordo com a mesma matéria, cerca de 190 mil assinantes deixam o DVD.com a cada quatro meses, o que levaria o setor de DVDs da Netflix ao fim em 2022.

Quando foi a última vez que você alugou um DVD, hein?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!