Eddie Vedder no Morumbi, 2011
Foto de Eddie Vedder por Eduardo Pelosi

Em 27 de Agosto de 1991 o Pearl Jam lançou seu disco de estreia, o aclamadíssimo Ten.

Um dos álbuns mais importantes dos anos 90 tinha hits como “Jeremy”, “Alive” e “Even Flow”, música que até hoje é presença obrigatória em todo e qualquer show da banda liderada por Eddie Vedder.

Essa semana o grupo voltou a Seattle para tocar na sua terra natal pela primeira vez em cinco anos e o show foi especialíssimo: tivemos covers de White Stripes e The Beatles, e Vedder ainda fez questão de explicar o significado da letra de “Even Flow” antes da banda tocá-la.

O relato presente no fórum de fãs do site oficial do Pearl Jam e transcrito pela Alternative Nation diz o seguinte:

Ed conta uma história que ele diz que nunca contou antes. Ele falou sobre como andava pela região do galpão onde eles ensaiavam no início da carreira da banda e conheceu um veterano de guerra sem-teto chamado Eddie. Ed comprava o mesmo sanduíche que comprava para ele e dava para o cara. Ele disse que um dia voltou de uma turnê pela Europa e o homem não estava mais lá. Ed descobriu que ele estava morando embaixo de um viaduto, o que foi um alívio. ‘Eu achei que tinha o perdido.’ Não muito tempo depois o homem morreu. Ele nunca soube que se tornou parte da música ‘Even Flow’. Ed ainda falou um pouco sobre o sem-teto e sobre como ele não tinha ou não queria ajuda.

Analisando a letra de “Even Flow”, agora faz todo sentido que Vedder tenha escrito a respeito de um homem que morava nas ruas de Seattle, com trechos como:

Congelando, descansa sua cabeça em um travesseiro feito de concreto, de novo
Oh, sentindo, talvez ele se sinta um pouco melhor em alguns dias, ooh yeah
Oh, esmola, rostos que ele sempre vê já não são tão familiares, oh, yeah
Oh, sorriso sombrio, ele não pode evitar, quando está feliz ele parece insano, oh, yeah

Fluxo continuo, pensamentos chegam como borboletas
Oh, ele não sabe, então ele os expulsa
Algum dia ainda, ele começará sua vida novamente
Vida novamente, vida novamente

Você pode ouvir a música na playlist oficial do TMDQA!, logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!