Carcaju
Foto: Divulgação

O quinteto paulistano Carcaju prepara o lançamento de seu primeiro disco, com previsão para setembro.

Enquanto isso, a banda já entrega o single “Gole”, uma canção climática que personifica sua sonoridade: entre o moderno e o ancestral, surge um som psicodélico, progressivo, pop e vanguardista. O disco foi garantido pelos fãs por meio de um financiamento coletivo, que segue aberto até o dia 04/08.

“Gole” é uma composição calcada no feminino, como boa parte das letras de Claudia Nishiwaki Dantas (vocais, composições e synth) – ao lado dela estão os músicos Felipe Rezende (bateria), Ivan Liberato (violão, composições e backing vocals), Pedro Canales (baixo) e Rodrigo Passos (guitarra e backing vocals).

Não por acaso, o grupo foi batizado em uma referência ao rozsomák – húngaro para glutão, wolverine, criatura feroz que aparece em um dos vários arquétipos do livro “Mulheres Que Correm Com Os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés. Aqui, um canto entoado por Carcaju para os ossos recolhidos de lobas já mortas faz dá lugar à cura, restauração e renascimento. Surge assim a mulher, o feminino.

Em “Gole”, enquanto a musicalidade se torna quase um mantra, a letra traz à tona uma conexão com a natureza e também pessoal, transformando um rito de auto-descoberta em algo complexo e, ao mesmo tempo, libertador. De la loba a mulher, de mulher a la loba. Dentro de uma só canção, magia ancestral se soma a guitarras distorcidas, enquanto as linhas de baixo se confundem com os batuques brasileiros.

O single traz letra de Claudia, produção do próprio quinteto e foi gravado no estúdio Submarino Fantástico. O álbum tem engenharia de som de Luciano Tucunduva, mixagem e masterização de Fernando Sobreira Rala e conceito visual das artistas Marina Malheiro, Alice Veríssimo e Beatriz Leite. Agora, a Carcaju foca em lançar o disco e sair em turnê.

Colabore com o financiamento coletivo por aqui e ouça “Gole” logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!