Lorde
Foto: Wikimedia Commons
 

Não dá para negar que os tempos estão mudando, as coisas evoluindo e a música se tornando um ambiente muito mais inclusivo a cada ano que passa. Apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer, hoje já podemos contar com uma infinidade de artistas mulheres, pessoas trans e outras consideradas minorias oferecendo grandes músicas à comunidade e recebendo apoio para tanto.

Pensando nisso, a NPR (National Public Radio) montou uma baita lista contendo as 200 melhores músicas feitas por mulheres e pessoas não-binárias (que não se identificam exatamente no só no feminino ou masculino).

A seleção contém nomes como M.I.A., Beyoncé, Lorde, Lana del Rey, Demi Lovato, Adele, Rihanna, além de artistas como Grimes, Against Me!, Kacey Musgraves, Esperanza Spalding, Xenia Rubino, Ibeyi, e muito mais.

A rádio listou apenas artistas que começaram a lançar conteúdo a partir do dia 1° de Janeiro de 2000, e chamou um painel de mais de 70 escritoras para definir as faixas selecionadas. A lista faz parte do projeto Turning The Tables, que a NPR lançou com a intenção de “reformular o cânone da música popular de maneiras mai inclusiva — e precisa.”

Além de importante em sua mensagem, a lista também é ótima para conhecer música nova e muito boa!

Ouça na playlist do Spotify abaixo — em ordem de seleção — e confira a lista original clicando aqui.