Foto: Reprodução/Twitter

A casa de shows CBGB, importantíssima para o punk, existiu entre 1973 e 2006 no bairro de East Village, em Nova York.

Quem chegou à região dia desses foi a rede de lojas de varejo Target, que decidiu prestar uma singela homenagem ao clube. Só não deu muito certo.

A história toda começou quando a loja produziu uma tenda ao estilo da fachada da casa de shows, porém com a sigla TRGT no lugar de CBGB e, onde se leria OMFUG, apenas “bands” — remetendo à marca Band-Aids, um dos patrocínios da rede. Na vitrine, camisetas, desenhos de guitarras e mais estavam expostos, mas nada à venda.

Os fãs do bom e velho punk rock não perdoaram e reclamaram da ação da Target. Jeremiah Moss, autor baseado em Nova York, declarou que essa “pode ser a mercantilização mais deplorável da cultura de bairro que eu já presenciei.” A diretora executiva da Coalizão Comunitária do East Village também reforçou a crítica, dizendo que a homenagem foi bem “de mau gosto”.

Na internet, muitos apontaram o quão irônico é ver uma empresa gigantesca querendo se aproveitar da história de uma casa tão importante e, principalmente, independente e totalmente ligada ao conceito do punk. O CBGB abrigou os primeiros (e também os últimos) shows de bandas icônicas que pregavam um discurso “contra o sistema” a todo momento. Não faz muito sentido mesmo.

Depois de tantas críticas, a Target publicou um pedido de desculpas:

Pedimos sinceras desculpas se alguns dos presentes no evento sentiram que aquela não foi a melhor forma de capturar o espírito do bairro. Sempre apreciamos os comentários de nossos clientes e levaremos isso em consideração ao planejar futuras inaugurações.

Hoje, a casa de shows está só na memória através de diversos filmes e documentários. Em 2015, o clube “voltou” à ativa, mas no formato de um restaurante que fica no aeroporto de Newark. Já no endereço original do CBGB, hoje está uma grife do estilista John Varvatos.

LEIA TAMBÉM: há 10 anos o lendário CBGB fechava suas portas para sempre

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!