AC/DC - Back In Black

Há exatos 38 anos, em 25 de Julho de 1980, a lendária banda australiana AC/DC lançava o seu sétimo disco de estúdio, o clássico Back In Black.

Formado em 1973 e já colhendo os frutos de performances cheias de energia e uma discografia consistente com seis álbuns, o grupo parecia estar no auge quando se deparou com uma tragédia que mudaria a carreira da banda para sempre: Bon Scott, vocalista já consolidado, morreu de forma prematura aos 33 anos de idade.

Após perder a sua voz, a banda dos irmãos Young chegou a considerar o fim das atividades, mas conversando com a família de Scott, entendeu que a decisão de seguir em frente seria a mais correta, e então o AC/DC o fez com Brian Johnson nos vocais: cinco meses após o falecimento, o álbum começado com Scott estava pronto como uma espécie de homenagem a ele que pode ser vista logo na capa, toda preta como forma de luto.

Gravações

As gravações de Back In Black foram realizadas em um local improvável: as Bahamas.

O destino paradisíaco não parece ser a escolha óbvia quando pensamos em um disco de rock pesado, mas o AC/DC decidiu fazê-lo por lá porque não encontrou os estúdios livres que queria na Inglaterra e também porque poderia economizar dinheiro alugando um local por lá.

Acontece que o país caribenho estava sendo atingido por tempestades e furacões que acabaram deixando o fornecimento de energia no estúdio intermitente, fato que pode ser percebido na letra de “Hells Bells” e acabou atrasando a finalização do álbum que foi mixado no lendário Electric Lady Studios, fundado por Jimi Hendrix, em Nova York.

 

Produção

A produção ficou a cargo de Robert John “Mutt” Lange, que já havia trabalhado com a banda em Highway To Hell, lançado um ano antes em 1979.

Como a banda tinha uma nova voz, Lange se preocupou bastante com a atenção que daria a Brian Johnson, e gravou meticulosamente cada take vocal para que ele soasse da melhor forma que poderia em cada uma das faixas.

Johnson, inclusive, ajudou a compor as letras das canções já que a banda decidiu não usar letras que haviam sido escritas por Bon Scott para não parecer que estava se aproveitando da morte dele.

 

Performance e Legado

Back In Black tornou-se não apenas um dos discos de Rock And Roll mais importantes da história como um dos álbuns mais vendidos na música, com 50 milhões de cópias comercializadas, perdendo apenas para Thriller, de Michael Jackson, no ranking dos discos mais vendidos do mundo.

Hits como “You Shook Me All Night Long”, “Hells Bells” e principalmente a faixa título fizeram do álbum uma mistura certeira da sonoridade clássica do AC/DC, com suas guitarras afiadas e vocais potentes, com o Rock And Roll acessível que poderia tocar nas rádios e alcançaria grandes públicos.

Até hoje, quase duas décadas após seu lançamento, ainda é mega influente entre fãs de Rock e artistas do gênero.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!