Foram revelados hoje os resultados de uma pesquisa da JLeiva Cultura e Esporte em parceria com o Datafolha, chamada Cultura nas Capitais.

Anunciado como o maior levantamento já realizado sobre os hábitos culturais dos brasileiros, o estudo contou com entrevistas de 10.630 pessoas com mais de 12 anos em 12 capitais do país, sendo elas Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

No mapeamento aparecem diversos hábitos culturais dos brasileiros como o fato de que a atividade preferida no país é o cinema, com 64% dos entrevistados, seguidos dos shows, já que 46% deles disseram que frequentam apresentações ao vivo.

Quanto aos museus, 31% das pessoas que participaram da entrevista disseram que frequentaram um deles em 2017, mesmo índice dos teatros e número que fica atrás das feiras de artesanato com 40% e das bibliotecas com 39%.

Música

Na música foi possível ter uma boa ideia do que a gente ouve por aí e do que é popular hoje em dia, e as coisas não fogem do que imaginávamos.

O estilo mais popular é o sertanejo, apontado por 37% dos entrevistados e seguido da MPB (27%), Rock (21%), Gospel (21%), Pagode (17%) e Pop (17%) no Top 5.

Quem está de fora nesse Top 5 é o Funk, porém a pesquisa aponta que o estilo deve surgir com força no futuro já que ele tem 55% da preferência dos entrevistados na faixa etária de 12 a 15 anos e entre as pessoas de 16 a 24 anos é lembrado por 28% das pessoas, contra 39% do sertanejo.

É justamente na faixa entre os 16 e 24 anos que o Pop (28%) e o Rock (26%) aparecem com mais força, enquanto as pessoas acima dos 25 preferem sertanejo, MPB e música gospel.

Segmentações

A pesquisa ainda aponta dados bastante interessantes que evidenciam como certos gêneros estão espalhados e acessíveis ao grande público enquanto outros tendem a se tornar segregados e, em muitos casos, elitizados.

Por exemplo, entre as doze cidades pesquisadas, o sertanejo lidera em metade: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo.

Alguns traços regionais também são perceptíveis como o fato de que o forró lidera em Fortaleza, Recife e São Luís, enquanto a MPB lidera no Rio de Janeiro.

Entre as pessoas que têm ensino superior completo, os gêneros mais populares são a MPB e o Rock And Roll, e quando se analisa a renda, a MPB lidera nas classes A e B.

Já nas classes C, D e E, os líderes são o sertanejo e a música gospel.

Os resultados da pesquisa Cultura nas Capitais foram divulgados hoje em um evento e deveria estar online nesse site, mas até o fechamento desse post a página não mostrava os dados.

As informações são do Blog do Barcinski.

LEIA TAMBÉM: Spotify lista as bandas e músicas de Rock mais ouvidas no Brasil e no Mundo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!