Laura Lavieri
Foto: Gabriel Cabral

Laura Lavieri apresenta seu primeiro single, “Respeito”. Depois de acompanhar, por dez anos, o compositor Marcelo Jeneci em seus álbuns, a cantora paulistana cuida dos detalhes do seu primeiro disco solo, Desastre Solar, com produção de Diogo Strausz

A faixa, de Sóstenes Rodrigues, é uma música direta, com tema e mensagem quase óbvias, que ironicamente caem hoje como um pedido voraz por uma consciência baseada no respeito. A onda humorada e a pulsação festiva da gravação suavizam o peso do tema, que se faz urgente. A canção também reafirma a importância de se compartilhar as ações e emoções e do valor de construir algo em conjunto, reconhecendo cada uma das partes envolvidas. Ouça:

Lili Buarque

Lili Buarque
Foto: Reprodução/Facebook

Com uma equipe formada apenas por mulheres, “Você Cotidiano” é o primeiro videoclipe de Lili Buarque. A produção retrata momentos do dia a dia de diversos casais e traduz para o formato de vídeo a mensagem que a artista queria passar: a convicção pelo amor em todas as formas e trejeitos. Daí a presença de casais de gêneros, etnias, idades e até classes sociais diversas ao longo do clipe. As pessoas diferem, mas o amor é um só.

No single, a alagoana mostra a MPB contemporânea que propõe fazer. Com produção de Rafa Moraes e a presença de Fernanda Aimê nos vocais, Lili mistura o pandeiro tão referencial na música brasileira de raiz com guitarras e teclado. Ouça:

Fábio Cardelli

Fábio Cardelli
Foto: Reprodução/Facebook

O cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista Fábio Cardelli lançou recentemente o webclipe da música “Meu Amigo é um Perigo”. O webclipe foi produzido durante as gravações do EP em que a canção faz parte, Cardellicious, no Estúdio Dissenso, em São Paulo. Com direção e edição de Anna Bogaciovas e Fil Alencar nas câmeras, a ideia principal é mostrar o processo de produção da música e do EP como um todo, sujo instrumental foi completamente gravado em um único dia.

“Meu amigo é um Perigo” é uma música com um tom de humor confessional, em que o “amigo perigo” refere-se a todos os amigos na vida de um jovem em sua fase mais elétrica. A letra busca inspiração em situações reais: tentativas de sedução, farras, bebedeiras, amnésias etílicas, narrado em segunda pessoa, na perspectiva do amigo que sempre vai ao socorro dos seus colegas em apuros. Assista:

Mayaen

Mayaen
Foto: Divulgação

O duo carioca Mayaen, formado por Fábio Mazzeu (guitarra e vocal) e André Leal (bateria), estreia com o clipe da música “Mudlord”. A canção fala sobre um orixá, Obaluaê, que no candomblé é o filho de Iemanjá, mesclando elementos do stoner e alternativo com bastante solidez.

O clipe enfatiza muito a ideia “do it yourself”, já que fora gravado no home studio do baterista. A produção trabalhou também com ângulos fechados e cortes rápidos, com os takes se abrindo de acordo com o andamento da música, que dá uma ideia de movimento. Assista:

Jéssica Ellen

Jéssica Ellen
Foto: Divulgação

Jéssica Ellen mostra sua outra face artística com o álbum Sankofa, o primeiro da carreira de cantora e também atriz. O disco, que surgiu da intensa curiosidade em conhecer suas raízes, traz em suas quatro faixas a história da própria artista, falando da natureza e dos orixás, da família, e do crescimento espiritual, pessoal e profissional.

Com direção musical e violão de Rafael dos Anjos, percussões de Thadeuzinho e Luiz Augusto Lima, João Rafael no baixo acústico e João Bittencourt no acordeom, Sanfoka é  aborda o que há de mais intrínseco nas canções: ancestralidade e representatividade negras, mostrando que também é um caminho para outros que também queiram buscar a própria história.

Ouça:

Brasativa

Brasativa
Foto: Divulgação

O power-trio Brasativa lançou o clipe da faixa “Prisioneiro”,  que faz parte do primeiro EP, Chama. Com direção e fotografia assinadas por Thomas Dupre e edição de Marcelo Cavalieri, reflete sobre como vivem os usuários de crack, que apesar de estarem em “liberdade” nas ruas, ainda são prisioneiros desse vício.

Gravado em São Paulo, o clipe também conta com imagens cedidas do filme “A Pedra Mágica do Homem Invisível”, do ator e diretor Marco Fé e fotos de making off de Alexandre Barrenha. Assista:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!