Schuster e o Autógrafo Virtual
Foto: Reprodução / YouTube

Ao longo dos anos, os autógrafos vem se tornando cada vez mais “obsoletos” e, pouco a pouco, estão sendo substituídos por outras formas de fãs obterem registros de seus artistas favoritos — como “selfies”.

No entanto, uma agência chilena chamada Porta Agency está buscando resgatar essa tradição utilizando o Tilt Brush, ferramenta do Google, para criar o “autógrafo virtual”.

O projeto foi inaugurado esse ano através de um evento teste feito pelo artista chileno Schuster. Segundo Felipe Porte, o dono da agência, Schuster conquistou um disco de ouro e aumentou significativamente o seu número de seguires do YouTube ao realizar uma sessão de autógrafos virtuais esse ano.

A promoção aconteceu em diversas etapas. Primeiramente, um sorteio no site do artista escolheu um número seleto de fãs para receber cópias digitais autografadas virtualmente do álbum Bonsai.

Os vencedores foram escolhidos durante uma transmissão ao vivo no canal de Schuster. Lá, ele escrevia dedicações para cada vencedor “no ar” utilizando a Tilt Brush — os autógrafos eram visualizados diretamente na tela.

Em seguida, os fãs recebiam um link para visualizar o álbum “autografado” diretamente no YouTube, que incluía faixas bônus e outros conteúdos exclusivos.

Agora, a ideia de Porte é internacionalizar a ideia. “Essa ideia permite que fãs e artistas se conectem graças aos avanços na tecnologia”, comentou.

Você pode conferir como funciona esse processo através do vídeo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!