Coachella Festival 2013
Foto por Aline Krupkoski / TMDQA!

Ao longo dos anos, o Coachella se consagrou como um dos mais icônicos festivais de música do mundo.

Apesar de existirem dezenas de outros eventos do mesmo tamanho e escopo que o seu, a marca do festival é uma das mais reconhecidas pelos amantes de música ao redor do planeta. Isso dá uma liberdade para que a organização do evento possa fazer algumas exigências que, volta e meia, podem acabar prejudicando a carreira de artistas em troca da “exposição”.

Agora, a Rolling Stone acaba de divulgar quais são as limitações que a AEG Presents e a Goldenvoice impõem aos artistas que chamam para tocar no festival — e elas são ainda mais pesadas do que se imaginava.

Já era de conhecimento comum que o Coachella não deixava que seus artistas tocassem em festivais concorrentes — em especial, os da região da Califórnia — entre os dias 15 de Dezembro e 1° de Maio. No entanto, foi descoberto que eles de fato não podem tocar em nenhum (!) outro festival norte-americano nesse período de tempo.

Esses detalhes surgiram após o Soul’d Out Productions, festival de Oregon, ter iniciado um processo contra os organizadores do Coachella alegando que sua “cláusula de raio de proibição” é, na verdade, um monopólio ilegal. O Soul’d tentou chamar diversos artistas para sua edição em Portland, incluindo SZA e Daniel Caesar, mas ambos precisaram recusar por conta dessa cláusula.

O problema é que o Coachella acontece a mais de 1.600 quilômetros (!) de distância do Soul’d — e os organizadores do festival californiano negaram o pedido de exceção.

Com o andamento do processo, mais informações foram liberadas a respeito das práticas do Coachella. Segundo o documento, os artistas que fizerem parte do lineup também não podem fazer quaisquer apresentações nos condados de Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, Santa Barbara, Ventura ou San Diego entre 15 de Dezembro e 1° de Maio.

Além disso, eles “não podem anunciar, publicar ou vazar” qualquer show que interferir com o cronograma de marketing do festival. Esses artistas não podem “falar sobre qualquer festival ou evento temático nos Estados Unidos” até que o Coachella revele seu lineup, por exemplo. Eles também não podem anunciar outros shows na região da Califórnia até o dia 7 de Maio — aproximadamente um mês após seu show no Coachella.

Por sua vez, os advogados das produtoras do evento dizem que a política do festival serve como uma proteção contra competidores que podem estar “se aproveitando gratuitamente das escolhas criativas do lineup do evento”.

Você pode conferir mais informações a respeito do caso clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!