Eddie Vedder Pearl Jam no Lollapalooza Brasil
Foto por Aline Krupkoski/TMDQA!

Stagedive virou uma expressão recorrente no mundo do rock. O termo implica no popular ato de pular do palco em direção ao público durante os shows. Não deve existir um líder de banda de rock sequer que nunca tenha no mínimo sonhado com esse momento.

Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, fez no início de sua carreira um salto memorável. Foi na edição de 1992 do festival Pinkpop, que aconteceu na Holanda. Na época, a banda tinha lançado o seu álbum de estreia Ten há menos de um ano, ainda se mostrando um grupo novo nesse mundo dos grandes festivais.

Eddie, no entanto, não se deixou levar pela distância entre a grade do público e o palco em que estavam tocando, e pediu ajuda a uma das pessoas que trabalhavam na transmissão do show para executar um salto histórico. Essa pessoa, conhecida pelo apelido Rob, trabalhava como cameraman, e usou a grua como “transporte” para levar Eddie a um ponto mais seguro para saltar em seus fãs.

Enquanto isso, o resto da banda fazia uma introdução instrumental para a faixa “Porch“. Foi o tempo de Eddie voltar para o palco, sorridente, para começar a cantar a música.

 

O reencontro

O Pearl Jam voltou ao Pinkpop este ano como uma das apresentações do festival, sendo headliner do palco principal na última sexta (15). E é claro que Vedder não esqueceu desse icônico momento, e comentou com o público sobre o reencontro que teve com Rob, o cameraman.

O vocalista, usando a mesma camisa que usou em 1992, disse que conversou com Rob sobre o episódio, e que ficou surpreso com o ponto de vista do cameraman da situação toda. A princípio, ele pensou que o cara o odiasse:

Ele me contou uma história completamente diferente da que eu tinha em mente esse tempo todo. Pensei que ele estivesse com raiva de mim, mas ele só estava falando com seus colegas para firmarem a grua. Assim, ninguém se machucaria. Ele não estava gritando comigo. Estava gritando com os colegas dele para levantarem a gente.

No discurso, que você confere na íntegra no vídeo abaixo, Vedder ainda fala que não estava acostumado com o público de festivais já que a banda vinha tocado em lugares bem menores. Ele comenta também que Rob se aposentou no início do ano e que o encontro foi possível através de locais que o conheciam e fizeram os contatos. O cameraman ajudou um dos maiores vocalistas da história do rock a realizar um sonho.

Mandou bem, Rob!

https://instagram.com/p/BkD3hnNhFOX/?utm_source=ig_embed

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!