Ghost em 2018
Foto: Divulgação

Ame ou odeie, o Ghost é uma das maiores bandas de Rock And Roll da atualidade.

Basta dar uma olhada nos números do grupo sueco nas redes sociais, as visualizações no YouTube e prêmios como o Grammy para saber que a mistura de mistério, máscaras e uma pitada de humor tem dado muito certo para Tobias Forge e sua trupe.

O vocalista da banda, que teve sua identidade revelada há alguns meses, deu uma entrevista para o programa de rádio Full Metal Jackie e por lá falou sobre os mais diversos assuntos, incluindo o novo disco do Ghost, Prequelle.

Ao ser questionado sobre como as mortes de nomes como David Bowie e Lemmy Kilmister influenciaram o seu trabalho, ele falou:

Eu posso dar duas respostas diferentes. Uma é de um ponto de vista pessoal onde eu sou um apreciador do trabalho de várias dessas pessoas e, como a maioria das pessoas, passei a maior parte da minha vida os negligenciando, achando que eles iriam viver para sempre. Agora que claramente esse não é o caso, eu acho que isso gera muita raiva, pelo menos falando por mim mesmo, eu fico triste em saber que, obviamente, essas pessoas já morreram, e por olhar para um pôster de festival e saber que daqui a dez anos essas pessoas não estarão mais entre nós.

De um ponto de vista profissional, eu acho que significa que o Rock precisa dar um passo à frente. Precisamos de bandas novas e maiores. As bandas precisam mostrar a sua força para preencher esses espaços. Eu definitivamente não acho que o Rock tenha morrido. Mas eu acho que há falta de novos talentos ou novas ambições. É difícil dar a minha opinião sobre o que aconteceu. Mas eu acho que o rock, em geral, tem sido extremamente dominado por bandas que têm trinta ou quarenta anos de carreira, e não há nada de errado nisso, mas agora que elas estão desaparecendo, você pode realmente dizer que há um buraco enorme entre as grandes bandas e aquelas que estão no underground.

E isso é assustador. Eu acho que os outros estilos musicais fizeram melhor o trabalho de preencher essa lacuna com novos artistas que conquistam grandes públicos. E, sabe, eu não quero comparar Rock e Hip Hop de qualquer forma. Eu sou um cara do Rock. Eu não sou um cara do Hip Hop, mas a cena do Hip Hop tem sido muito melhor em mostrar talentos e artistas que não estavam por aí há dez anos e agora estão lotando estádios com muito sucesso.

Eu acho que o Rock, se ele for sobreviver e se for voltar a ser algo grande, e eu realmente acho que será grande novamente, mas eu não acho que serão as bandas que estão na atividade hoje em dia ou que estão esperando há vinte anos ou estão na parte do meio dos pôsteres dos festivais que irão subir ao topo. Eu acho que serão novas bandas sobre as quais ainda nem sabemos. Adolescentes de 15 anos de idade que talvez estejam ouvindo esse programa nesse exato momento. São vocês que precisam criar essas novas bandas. Vocês são aqueles que farão parte da banda grande daqui a dez anos. Então, é isso. Novamente, você tem que encarar o fato de que as coisas estão mudando e as coisas estão circulando.

Você pode ler boa parte da entrevista, em Inglês, por aqui.

Há alguns dias o Ghost lançou seu quarto álbum, Prequelle, e você pode ouvir uma das músicas do disco na playlist oficial do TMDQA! logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!