A baiana nana (que mora em Berlim desde 2014) lançou há alguns dias um novo clipe para a bem-humorada “Gato é Crime, Denuncie“. A faixa está presente em seu álbum mais recente: CMG-NGM-PDE (2017).

O clipe é todo inspirado na estética do cinema noir, filmado em preto e branco, com história de detetive, baile de máscaras e anti-heróis compondo o cenário do vídeo, que foi gravado em um casarão em Laranjeiras (RJ) com participação de 18 figurantes em um clima de festa, com participação do músico carioca Camões.

A letra da música é um jogo de palavras e ideias, misturando os papeis de quem faz o ‘gato amoroso’ e quem foge, o sentimento de ser enrolado num flerte, lidar com falas evasivas.

O eu-lírico da canção acaba planejando fazer um gato para conquistar o amor do seu “gato”.

Marccela Moreno, diretora do clipe, falou a respeito do processo todo:

Assim que ouvi a música pela primeira vez – que é super solar, humorada – eu pensei em fazer em preto e branco. Achei que poderia causar um efeito interessante pelo contraste, pelo conflito. Como é uma canção longa, nana e eu sentimos a necessidade de fazer um clipe mais narrativo, diferente dos outros dois últimos clipes dela que assinei, ‘Copacabana’ e, especialmente ‘Menino Carioca’.

A equipe desse set foi muito incrível. Eu já havia trabalhado antes com uma das produtoras, a Jessica Menezes e com a diretora de fotografia, Marina Moulin. Estudamos juntas na universidade e realizamos um documentário em 2015, ‘O Mais Barulhento Silêncio’ que correu o mundo. Inclusive com trilha sonora composta por nana! Como mulher e realizadora, é muito importante para mim trabalhar com equipes majoritariamente femininas, uma vez que esse é um espaço tão complicado pra nós. A música também não é fácil, então é importante marcar presença no segmento do video clipe também.

Vale lembrar que CMG-NGM-PDE, mais recente álbum de nana, esteve na nossa lista com os 50 melhores discos nacionais de 2017.

Assista logo abaixo.

Ficha Técnica (clipe):
Roteiro, direção e edição | Marccela Moreno
Direção de Fotografia | Marina Moulin
Produção | Jessica Menezes, Julia Casotti
Direção de arte | nana
Direção executiva | Julia Casotti
Cor | Arthur Dalla
Motion graphics | Filipe Teixeira
Maquiagem | Goretti Smarandescu, nana
Figurino | Janete Costa
Música de Abertura | “Catmandu”
Executada por I Arthur Marcelo e os felinos
Casting | Julia Casotti
Elenco | Caroline d’Ávila, Filipe Teixeira, Henrique Paiva, Jessica Menezes, Julia Casotti, João Rafael Almeida, Lamo Mohamed, Marccela Moreno, Maria Gabriela Lima, Mariana Elia, Nathalia Borghi, Renan Ji, Ricardo Domingos, Rodrigo Melo, Silvio Rodrigues, Thais Rodrigues, Valquíria Luna, e a gatinha Gaivota
Participação especial: Camões

Ficha Técnica (música):
nana – Rhodes, sintetizadores, voz
Rafa Carneiro da Cunha – bateria
Daniel Amorin – baixo acústico
Hurso Ambrifi – órgão
Tiago Sormani – saxofone
Jaziel Gomes – trombone
Paulinho Viveiro – trompete
Rafa, Binho, Gabriel, Haba, nana, Deda, Leticia, Fernanda e Danielle – coro

Show em Berlim

Em divulgação do novo álbum na Europa, nana apresenta CMG-NGM-PDE no Fête de la Musique de Berlim, no dia 21 de junho. O festival gratuito é anual e celebra a chegada do verão europeu com shows espalhados pela cidade, em parques e espaços públicos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!