Eric Abramovitz
Foto: Divulgação

Já pensou se você tivesse a grande chance de toda sua vida e alguém a tirasse de você por egoísmo? Quanto isso custaria?

Pois um tribunal de justiça acabou de determinar que para Eric Abramovitz, clarinetista canadense, isso vale 350 mil dólares canadenses, ou cerca de 1 milhão de reais.

Eric entrou com um processo contra a sua ex-namorada, Jennifer Lee, que também trabalha com música e há alguns anos tirou uma oportunidade de ouro que o cara teria em sua carreira.

Ambos estudavam na McGill University, em Montreal, e Eric entrou em um processo de seleção para concorrer a uma bolsa no aclamado Conservatório de Colburn, em Los Angeles, onde teria aulas com Yehuda Gilad, um dos clarinetistas mais aclamados do planeta.

Todo ano são abertas apenas duas vagas para essa posição, e nem é preciso dizer que o mundo inteiro está de olho nelas, então a competição é ferrenha e as chances de conseguir uma delas são bastante pequenas.

Em Março de 2014, Eric recebeu um e-mail de rejeição após participar do processo classificatório e inclusive chegar à fase de audições presenciais. Segundo ele, após a negativa vieram tempos “realmente escuros, tristes e de muita raiva” em sua vida, e o próprio foi confortado pela então namorada, Jennifer Lee.

Acontece que o músico havia sido aceito para uma das duas vagas, só que o e-mail de aprovação nunca chegou até ele porque Jennifer o viu primeiro e não apenas fez com que ele não chegasse ao destinatário, como enviou um com a resposta contrária.

Segundo conclusão do tribunal que analisou o caso, a ex-namorada de Eric não queria que ele se mudasse de Montreal para Los Angeles, por isso agiu dessa forma.

Uma descrição do juiz do caso conta como tudo aconteceu e dá detalhes da terrível trama idealizada pela moça para que seu ex-companheiro não se mudasse:

A Sra. Lee acessou o e-mail do Sr. Abramovitz. Ela interceptou o e-mail de aceitação. Ela respondeu com o nome do Sr. Abramovitz recusando a oferta porque ele ‘estaria em outro lugar’. A Sra Lee então apagou o e-mail de aceitação. Ela escreveu e mandou um email para o Sr. Abramovitz, supostamente do Sr. Gilad, usando um e-mail que aparentemente ela mesmo criou: giladyehuda09@gmail.com. Nesse e-mail falso, a Sra. Lee escreveu que o Sr. Abramovitz não havia sido aceito em Colburn. Ao invés disso, a Sra. Lee escreveu (com o nome do Sr. Gilad) que o Sr. Abramovitz recebeu uma oferta de uma posição para estudar com o Sr. Gilad na University of Southern California, com uma bolsa de 5 mil dólares por ano. O custo anual na USC era de cerca de 51 mil dólares. A Sra. Lee sabia sobre as circunstâncias financeiras do Sr. Abramovitz e que ele não poderia aceitar a oferta falsa que ela tinha criado para uma posição na USC.

O Sr. Abramovitz ficou completamente decepcionado.

Desentendimentos

Apesar da negativa, Eric não desistiu da chance de trabalhar com Gilad, então após alguns meses e o fim do namoro, ele resolveu voltar para a Califórnia onde fez um novo teste para outro programa.

Apesar de nesse programa o aclamado clarinetista participar bem menos, ele chegou a encontrar Eric em uma das audições e foi aí que começou a “conversa de louco”.

Gilad perguntou para ele por que ele havia lhe rejeitado, e Eric disse que a rejeição na verdade veio por parte do professor.

O suposto e-mail de rejeição foi enviado a ele, que disse então que nunca escreveu aquilo na vida. Foi aí que as coisas começaram a ficar mais claras e Abramovitz chutou uma das senhas que sua ex-namorada usava nas contas online para tentar entrar no e-mail falso. Deu certo e ele ainda descobriu que o e-mail de recuperação da conta era justamente o da moça.

Processo

Eric entrou com um processo no valor de 300 mil dólares canadenses, e o juiz não apenas concedeu o valor como ainda adicionou 25 mil pela “conduta moralmente repreensível” de Jennifer e outros 25 mil por danos pelas “perda pessoal incompensável sofrida pelo Sr. Abramovitz por ter um sonho pessoal roubado por alguém tão próximo.”

O próprio Gilad escreveu um texto para ajudar no processo, dando base para a acusação:

Eu estou muito frustrado por um músico altamente talentoso como Eric ter sido vítima de um ato impensável e imoral que atrasou o seu processo e o seu avanço como um músico jovem de destaque e também atrasou seu início em uma carreira promissora.

Final Feliz

Apesar do atraso no início dos estudos, Eric chegou a estudar com Gilad e hoje é membro da Sinfonia de Toronto. E ah, ele tem uma nova namorada.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!