O Rock é um gênero complexo da música. A sua linha do tempo começa por volta dos anos 20 nos Estados Unidos com uma fusão de estilos característicos da música negra local, como o Blues e o Country e sofre uma série de transformações por todas as décadas em que existiu até chegar na diversidade de gêneros e subgêneros que o mantém vivo (apesar das controversas dos que tentam enterrá-lo) até hoje.

Para compreender melhor todo esse processo que o Rock viveu (e vive ainda hoje), a Universidade Federal do ABC criou um curso livre como parte dos projetos de extensão da instituição, chamado “A História do Rock”. O curso já teve o seu primeiro módulo e agora a universidade abre as suas portas para o segundo.

Dentro da grade do primeiro módulo, os alunos e entusiastas do rock puderam compreender um pouco mais as raízes e origem do estilo através de uma linha do tempo traçada desde a década de 1920 até o final da década de 1960. O curso buscou levantar discussões sobre o contexto social, econômico, político e tecnológico que influenciaram a trajetória do gênero ao longo de sua existência.

As aulas ainda foram coroadas com um projeto de bandas locais que se apresentavam após o horário do curso no formato de pocket shows. A intenção dos organizadores é a de incentivar a divulgação de trabalhos autorais da cena local e construir um espaço permanente dentro da instituição.

Na próxima semana, no dia 20 de junho, a Universidade dará início ao Módulo 2: As Experimentações e os Extremos do Rock. Nessa segunda etapa, as discussões serão voltadas para subgêneros como Heavy Metal, Punk e Rock de Arena.

O curso é gratuito, não precisa de inscrição prévia e quem estiver interessado em participar das aulas e discussões não precisa ter assistido ao módulo 1.

A participação de pelo menos 75% das aulas deste módulo garantirá um certificado com horas complementares válidas para qualquer instituição de ensino.

Serviço:
Local: Universidade Federal do ABC – Campus São Bernardo do Campo
Alameda da Universidade, s/º – Bairro Anchieta – São Bernardo do Campo / SP
Horário: 16h – 18h30

Links Úteis:
Evento no Facebook
Página do Curso no Facebook
Grupo de Discussão

Calendário do curso com a temática dos encontros.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!