Flea, do Red Hot Chili Peppers, na Alemanha em 2016
Foto de Flea via Shutterstock

A primeira passagem do Nirvana pelo Brasil, em 1993, deu o que falar.

Estamos falando do extinto festival Hollywood Rock, em edição que contou também com outros nomes do rock alternativo. Foram nomes como Red Hot Chili Peppers, L7 e Alice in Chains, que também faziam suas primeiras apresentações por aqui, em evento que teve duas edições, uma em São Paulo (no Morumbi, no dia 16 de Janeiro) e outra no Rio de Janeiro (Na Praça da Apoteose, no dia 23 de Janeiro).

A apresentação foi polêmica por diversos motivos. Em São Paulo, a evidente falta de interesse do grupo liderado por Kurt Cobain ficou explícita com um set que é considerado como um dos piores da história da banda (possivelmente por culpa do João Gordo).

 

Decepção ou uma verdadeira aula de rock ‘n roll?

Imprevisível é uma palavra certa para definir o que aconteceu. Aliás, ninguém esperava que Flea entrasse no palco com seu trompete e executasse o solo de “Smells Like Teen Spirit” em ambos os shows.

Muitos acharam falta de respeito por parte do grupo, considerando que o grupo fez seu primeiro show no Brasil de forma relapsa. Outros, no entanto, falaram que foi caótico como um verdadeiro show de rock ‘n roll deve ser.

LEIA TAMBÉMRHCP, Nirvana e Pearl Jam tocando na véspera do ano novo

Quem assistia à apresentação de casa teve que se contentar com Kurt cuspindo nas câmeras da transmissão da TV Globo. O vocalista também abriu a calça enquanto segurava a câmera e mostrou seu pênis.

E você? O que achou deste momento histórico para o grupo e para o Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!