John Jabo Starks
Foto: Reprodução / YouTube

Morreu essa semana o baterista John “Jabo” Starks, conhecido por emprestar os seus talentos a alguns clássicos da música.

Parceiro de James Brown em várias de suas empreitadas, o músico gravou as baterias de hits como “Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine”, “Super Bad”, “Say It Loud — I’m Black And Proud” e mais.

Além de também ter tocado com nomes como B.B. King, Bobby “Blue” Bland e outras lendas do R&B, Jabo foi eternizado através de samples de suas batidas que foram parar nas músicas de rappers como LL Cool J e Kendrick Lamar, além de grupos como A Tribe Called Quest e The Roots.

Jabo tocou com James Brown tanto por conta própria quanto em parceria com outra lenda da bateria, Cluyde Stubblefield, que nos deixou há pouco mais de um ano e cujo trabalho em “Funky Drummer” tornou-se um dos mais sampleados e usados como base em toda história do hip hop.

O baterista faleceu no último dia 01 de Maio, em casa, na cidade de Mobile, estado do Alabama. Ele tinha 79 anos de idade.

Vários bateristas como Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, e Questlove, do The Roots, prestaram as suas homenagens.

https://www.instagram.com/p/BiUvnQphp_K/?taken-by=chadsmithofficial

https://instagram.com/p/BiPuVZHHPDa/?utm_source=ig_embed

https://www.youtube.com/watch?v=rE65eaI9JtU

https://www.youtube.com/watch?v=3hSdvuqqiT8

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!