Chance The Rapper Lollapalooza M Rossi
Foto: M. Rossi/Lollapalooza
 

Continuando todo o auê causado pelas recentes declarações de Kanye West sobre Donald Trump, quem apareceu para se defender foi o Chance the Rapper.

Assim que Kanye, entre outras coisas, chamou Trump de “irmão”, Chance usou seu Twitter para dizer que “Negros não têm de ser democratas” e isso não pegou muito bem porque, para muitos, deu a entender que ele estava defendendo o Kanye e, consequentemente, o presidente dos Estados Unidos.

O rapper, então, usou a mesma rede social para se defender dessas acusações e publicou uma longa declaração onde diz que “nunca apoiaria alguém que construiu uma carreira em cima de ódio, racismo e discriminação.

Leia na íntegra o texto:

Qualquer um que me conheCE sabe como sou apaixonado pela minha cidade e por quem eu gosto. O Kanye West não é só um mentor e um grande amigo para mim. Ele é minha família. Não importa o quanto eu possa discordar dele, é difícil para mim ver as pessoas falando sobre alguém que eu amo – mesmo que seja justificável.

Não falei o que penso porque concordo com o que o Kanye tinha a dizer ou porque apoio o Trump. Eu o fiz porque queria ajudar meu amigo e porque senti que estava sendo usado para atacá-lo. Infelizmente minha tentativa de apoiar o Kanye está sendo usada para desacreditar meus irmãos e irmãs no movimento e também não posso deixar isso acontecer.

Eu nunca apoiaria alguém que construiu uma carreira em cima de ódio, racismo e discriminação. Eu nunca apoiaria alguém que fala sobre Chicago como se fosse o inferno na terra e então faz de tudo para deixar mais difícil a vida dos menos favorecidos entre nós. Eu entendo porque as pessoas estão decepcionadas com as minhas palavras, mas eu fui criado para acreditar que as ações falam mais alto que palavras. Então deixem minhas desculpas serem vistas em meus futuros trabalhos e deixe eu transformar meus comentários infelizes em ações imediatas e defesa de direitos para quem mais precisa.

Minha declaração sobre os negros não terem de ser democratas (embora verdadeira) foi um desvio da real conversa e retirado de um problema pessoal com o fato de que Chicago teve gerações de autoridades democratas sem investimentos para escolas negras, vizinhanças ou vidas negras.
Mas novamente, falei isso no momento mais errado possível.

Precisamos falar honestamente sobre o que está acontecendo e o que tem acontecido nesse país e temos de desafiar os responsáveis, assim como quem dá crédito a isso. Se acontecer de incluir alguém que amo, alguém que é meu irmão-em-Cristo e alguém que eu acredito que realmente queira fazer o certo, não é meu trabalho defender ou protegê-lo. É meu trabalho pegar o telefone e conversar com ele a respeito disso.

Chance the Rapper

Lembrando que Chance the Rapper foi uma das atrações do Lollapalooza Brasil deste ano e fez um grande show. Confira nossa resenha aqui.