Sylvia Massy
Foto: Reprodução / YouTube

Sylvia Massy é uma renomada produtora americana que possui uma carreira de dar inveja a muita gente.

Ao longo das últimas décadas, Massy trabalhou com grupos como System of a Down, Slayer, Red Hot Chili Peppers, Deftones e muitos outros.

Mas quando se trabalha nesse ramo, às vezes você se encontra em situações muito difíceis. Em uma matéria recente para o site do Grammy, a produtora comentou sobre ter precisado escolher entre dois grandes nomes da música durante os anos 90 — Prince e Tool.

“Eu estava trabalhando com o Prince naquele ano e ele tinha acabado de me oferecer um trabalho no Paisley Park, mas eu queria gravar o álbum do Tool”, disse ela se referindo ao clássico Undertow, lançado em 1993.

Eu tive que fazer uma escolha, então recusei o Prince. Eu sabia que o Tool era uma banda importante, e o Undertow seria o disco que os colocaria no mapa.

Ela continuou falando sobre como foi o processo de gravação do Undertow:

O Tool era uma banda ao vivo fantástica, e meu maior desafio era captar essa energia ao vivo em um ambiente de estúdio, então durante as primeiras gravações eu só deixava eles fazerem o que queriam. No entanto, quando começamos com a pré-produção nos ensaios do Undertow, eu vi que eles tiveram alguns dilemas nas composições, então eu tomei as rédeas para fazer os desempates. Eles sabiam que eu não estava lá para mudar as músicas deles, somente aprimorá-las. Algumas das minhas sugestões foram aceitas e algumas foram rejeitadas, e eu sempre estou OK com isso.

Eu sugeri que eles usassem um alto falante Leslie para a guitarra na música ‘4º’ — eles aceitaram. Eu sugeri que eles gravassem uma flauta peruana discreta em uma música e eles aceitaram. Eu sugeri que guardássemos e usássemos todas as respirações do Maynard nas gravações. Eles aceitaram. Eu até mesmo sugeri que comprássemos dois pianos e gravássemos o som deles sendo destruídos com martelos e uma espingarda. Eles fizeram isso [na canção ‘Disgustipated’]. Mas eu também sugeri que eles cortassem um pouco do tempo excessivo em ‘Intolerance’, eles me mandaram ‘ficar na minha’. Hah!

Vale lembrar que, recentemente, Massy trabalhou com a banda brasileira Far From Alaska no disco Unlikely, um dos destaques do ano passado.

O resultado foi excelente e o álbum apareceu muito bem posicionado na nossa lista de melhores discos nacionais de 2017.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!