Prince
Foto de Prince por Nancy Bundt

“Nothing Compares 2 U”, de Prince, é um clássico.

Acontece que muita gente nem sabe que a canção é do músico, e a culpa não é do ouvinte que poderia estar desatento não, mas sim do caminho que a canção trilhou durante todos esses anos.

Gravada em 1984, a faixa foi lançada no ano seguinte no disco de estreia do grupo The Family, idealizado pelo próprio Prince e com canções todas compostas por ele, mas como não saiu como single, teve pouco sucesso.

Seis anos depois, em 1990, a cantora irlandesa Sinéad O’Connor gravou uma versão da música e aí ela tornou-se um dos maiores hits daquela década, com uma interpretação de primeira e muito reconhecimento.

Hoje a família de Prince disponibilizou a versão original da canção, essa sim gravada toda por Prince, que também a compôs e escreveu todos os seus arranjos, e contou com backing vocals de Susannah Melvoin e Paul “St. Paul” Peterson, além do saxofone de Eric Leeds.

A versão se assemelha à do The Family, com estrutura e progressão parecidas, mas na gravação original que pode ser ouvida na sequência, a bateria também dá as caras e faz com que a dinâmica da faixa tome outra direção.

Com um show à parte dos vocais incríveis de Prince, esse registro de “Nothing Compares 2 U” foi descoberto por Michael Howe, que trabalha nos arquivos do músico com a sua família, e ele disse que descobriu a pérola enquanto estava criando um inventário do material gravado em 1984:

Após me recuperar do susto, levamos a fita para cima, analisamos, colocamos na track machine Studer 24 e digitalizamos para 24/192. Até mesmo a mix prévia era atraente o suficiente para indicar que isso era algo muito especial.

Junto com a versão original do clássico do Prince veio também um vídeo com imagens inéditas de um ensaio do músico no mesmo lugar onde gravou a música, o Eden Prairie, no Verão de 1984, ou seja, numa época e local muitíssimo parecidos com os que ele criou e gravou a canção.

Aperte o play e aproveite logo abaixo. A música já está disponível nos serviços de streaming e também será lançada em duas edições de um disco de vinil de 7 polegadas, uma em vinil preto, a outra em picture disc.

Prince

Desde a morte do músico em 2016, diversas ações relacionadas ao seu nome têm sido realizadas pela família do cara.

Entre elas está um site chamado “Prince 2 Me”, onde fãs podem enviar material para falar sobre como a música do artista mudou as suas vidas, respondendo a pergunta “Quem é Prince para você?”

Outra é um site oficial do legado do artista, onde é possível navegar pela sua discografia e passar boas horas mergulhando no material lançado por ele.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!