(ilustração: Henrique Codonho/fotos: Grammy PRO/Divulgação)

Na história da música existem vários personagens emblemáticos que não necessariamente dominavam um instrumento ou a teoria musical. Pessoas com ideias inovadoras sobre o mercado, negócios ou até sobre a mente humana também podem fazer carreira na área. É o caso de empresários, assessores, produtores e musicoterapeutas.

Nesse episódio, vamos falar sobre a carreira de dois grandes personagens dos “bastidores”. Fizemos um apanhado da carreira de Carlos Eduardo Miranda, um dos maiores produtores da música brasileira, falecido em março.

Também trazemos pra você uma entrevista com Geoff Emerick, engenheiro de som que é um dos mais aclamados da história. Ele trabalhou em discos como Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e Abbey Road, dos Beatles. O convidado Léo Oliveira, do Fermata Podcast, vai ajudar a gente a entender essa e outras profissões relacionadas.

Você pode dar play abaixo ou procurar por nós no seu celular, em aplicativos como iTunes, Podflix, Deezer ou o agregador que já vem no sistema. Tem comentários? Mande sua mensagem no nosso Facebook.

Ficha técnica

Duração: 1h12’23”
Apresentação e edição: Rafael Teixeira
Debatedores: Tony Aiex e Nathália Pandeló Corrêa
Convidado: Léo Oliveira, do Fermata Podcast
Vinhetas: Natália André
Ilustrações: Henrique Codonho

Links

Miranda em entrevista a Jô Soares – YouTube
Miranda: a força de uma cena de rock que desbravou o Brasil – Carta Capital
Episódio do Fermata sobre musicoterapia – Cultura Nerd & Geek

Trilhas

Split Phase – Catching Glitter
ROZKOL – Quiet Outro
Pianochocolate – Dancing Twins
Los Sundayers – Mundo Ausente
David Hilowitz – Ghost Surge

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!