Discos de vinil
Foto de vitrola via Shutterstock

Não é novidade para ninguém que as vendas de discos de vinil estão aumentando ano após ano já há algum tempo.

O costume das pessoas ouvirem música em formato digital fez com que a falta de um formato físico fosse sentida por muita gente e quem ocupou espaço foram justamente os LPs.

De acordo com a Pitchfork, uma empresa austríaca chamada Rebeat Innovation quer aproveitar esse novo velho amor pelos discos de vinil e ir além, transformando os bolachões em um produto ainda melhor, com áudio em HD.

Segundo a empresa, os novos discos teriam áudios de alta fidelidade, volume mais alto e poderiam inclusive abrigar mais músicas do que os discos convencionais de hoje em dia.

LEIA TAMBÉM: Jack White tem outra marca histórica com vinil de seu novo álbum

Quem conversou com o site foi o fundador e CEO da empresa, Günter Loibl, que revelou ter recebido um investimento de 4.8 milhões de dólares, o que permitirá que as primeiras cópias do “Vinil HD” sejam lançados já no primeiro semestre de 2019.

Tecnologia

Para lançar o “novo vinil”, a empresa converte áudio de forma digital para um mapa topográfico em 3D, e lasers são utilizados para marcar o mapa no “marcador”, que irá transferir os grooves, como temos nos discos tradicionais, para o vinil.

Com esse método, segundo a Rebeat, há menos perda de informações de áudio e o resultado vem com discos que podem ter até 30 porcento a mais de duração, 30 porcento a mais de amplitude e “uma reprodução de som mais fiel”.

Uma das partes mais legais de tudo isso é que os novos discos de vinil tocariam normalmente em vitrolas convencionais de hoje em dia, e a promessa é de que em 2019 os primeiros álbuns já estejam nas lojas.

Aguardemos!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!