Foto: Reprodução / Youtube

Greta Van Fleet tem chamado muito a atenção dos fãs de rock e da imprensa musical pela impressionante similaridade (e qualidade) das suas músicas ao clássico som feito por Robert PlantJimmy PageJohn Paul Jones John Bonham no Led Zeppelin.

O grupo de Michigan (Estados Unidos) foi formado em 2012 e tem os irmãos Josh (vocal), Jake (guitarra) e Sam (baixo) Kizka e o baterista Danny Wagner em sua formação, e por enquanto lançaram apenas o excelente EP From The Fires com 9 músicas originais em 2016.

A inevitável comparação com o Led Zeppelin vem da potente voz de Josh Kizka, que possui um timbre e alcance incrivelmente similares ao de Robert Plant. A sonoridade explosiva e o visual setentista do grupo remetem ao clássico som do Zeppelin e isso já gerou questionamentos sobre a autenticidade das composições do grupo entre alguns críticos.

Ninguém melhor para julgar o valor da banda do que fãs de Zeppelin que viveram a época de ouro do grupo enquanto ainda estavam no ensino médio, como é o caso dos idosos da série Elders React To (“Idosos Reagem a…”) do canal FBE. Nesse episódio os idosos são apresentados ao som do quarteto e ficam espantados com o que estão ouvindo. Confira abaixo:

Enquanto alguns consideram a banda como “uma cópia do Led Zeppelin!” e não acham que a sonoridade seja inovadora, a grande maioria ficou bem impressionada com o que ouviu, até considerando que o Greta Van Fleet represente uma grande mistura do rock dos anos 70, com o punk londrino dos anos 80 e o grunge de Seattle dos 90 com elementos modernos.

Em certa altura do episódio os idosos foram apresentados à sons tanto do Greta Van Fleet quanto do Led Zeppelin e tiveram que dizer a qual das duas bandas a música pertencia, e aí a confusão bateu. Durante o cover de Sam Cooke (executado pelo Greta Van Fleet), “A Change is Gonna Come”, a maioria dos idosos achou que o Led Zeppelin era a banda por trás da faixa e se impressionaram com a voz de Josh: “eu acho que a voz desse moleque é melhor que a de Plant”“cara, se esse foi o menino mais novo cantando, eu tiro o meu chapéu pra ele” e “eles são os netos do Led Zeppelin!” foram alguns dos comentários que surgiram.

E o Led Zeppelin, o que acharia do Greta Van Fleet? O próprio Robert Plant deu a sua bênção ao grupo recentemente em entrevista à um veículo australiano. Plant disse que a banda é o “Led Zeppelin 1.” e teceu elogios honrosos à Josh Kizka: “O menino é um maravilhoso cantor. Eu o odeio (risos). Ele emprestou a sua voz de alguém que eu conheço muito bem…”

https://youtu.be/fWpEWso-8Og?t=1m55s

Não é nada incomum para que bandas tão jovens acabem pegando emprestado o som de seus ídolos e referências maiores quando estão gravando o seu material de estreia. Espera-se que o Greta Van Fleet evolua e encontre a sua própria identidade ao longo de sua carreira, mas não há mal algum em emular o potente som de uma das maiores bandas de rock que já existiram também. Ainda mais quando o trabalho é feito com tamanha qualidade e talento.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!