Dave Navarro

O ano de 2017 foi pesado para os fãs de rock.

Perdemos Chris Cornell e Chester Bennington da mesma maneira: suicídio. Os tristes acontecimentos serviram de base para diversas discussões sobre o tema. Jacoby Shaddix, Dave Grohl, Tom Morello e Corey Taylor foram apenas alguns que refletiram sobre as perdas.

Suicídio e saúde mental são temas importantes, e precisam ser discutidos com frequência. Isso motivou Dave Navarro, guitarrista da banda Jane’s Addiction e ex-membro do Red Hot Chili Peppers, a falar sobre o assunto. O meio de divulgação dessa mensagem foi o projeto MusiCares, da Recording Academy.

No vídeo, Navarro deixa uma mensagem de esperança para os músicos que passam por situações difíceis. Vale lembrar que ele não teve uma infância fácil, uma vez que sua mãe foi assassinada quando ele tinha apenas 15 anos. A tragédia o traumatizou e o encaminhou para o mundo das drogas. “Perdemos dois amigos este ano, e isso me acertou em cheio, profunda e emocionalmente, porque já estive nesse lugar”, conta.

 

Poucos sabem o que um artista vive na pele. Você vira uma pessoa pública, sofre pressão dos fãs, tem uma imagem a zelar… Na teoria isso pode ser legal. Já na prática, as coisas podem não sair tão bem. Tudo se torna muito estressante ao seu redor, e as pessoas podem esquecer que, além de um artista, você ainda é um ser humano, com família, amigos, gostos e desejos.

Navarro, com propriedade, falou sobre essa luta:

Você vai para a sua turnê e se sente sozinho ou até depressivo. E agora você está preso combatendo a projeção de quem eles pensam que você é. Ainda por cima, precisa cumprir o papel de artista, mesmo que nas profundezas do desespero. Em alguns dos meus momentos mais solitários eu estava em salas com milhares de pessoas.

No final do vídeo, o guitarrista fala sobre o MusiCares. Os acontecimentos relacionados a suicídio ajudaram no reconhecimento da iniciativa. O projeto se resume a fornecer ajuda a artistas do mundo da música que estejam passando por problemas pessoais. Isso inclui problemas financeiros, médicos e pessoais. “O MusiCares foca também os recursos e a atenção da indústria fonográfica em serviços humanos que impactam diretamente a saúde e o bem estar da comunidade musical,” diz o site.

Com o mesmo objetivo, Navarro está promovendo, junto a Billy Morrison (guitarrista do Billy Idol), um evento chamado “Above Ground“, para beneficiar o MusiCares e falar sobre saúde mental e depressão. No evento, a dupla e convidados como Corey Taylor e Courtney Love vão tocar dois álbuns do início ao fim: Kings Of The Wild Frontier, do grupo Adam And The Ants e o álbum The Velvet Underground And Nico. O evento acontecerá no dia 16 de Abril em Los Angeles.

 

Procure ajuda

“O verdadeiro desafio é deixar as pessoas cientes de que é um grande sinal de força procurar por ajuda” é a deixa de Dave Navarro no vídeo. O objetivo do vídeo é persuadir aqueles que precisam de ajuda a procurar por ela. Mas isso, no fundo, não vale apenas para músicos, mas sim para todos.

No Brasil, temos o Centro de Valorização da Vida, um órgão com centros espalhados por todo o país. O atendimento pode ser feito tanto pela internet, através de chats, emails e Skype, quanto pessoalmente e por telefone (através do número 141 nos estados Bahia, Maranhão, Pará e Paraná e através do número 188 nos demais estados), durante o dia inteiro. O CVV realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio.

Confira abaixo o vídeo de Navarro e o cartaz do evento “Above Ground”:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!