The Cranberries
 

No comecinho de 2018, mais precisamente no dia 15 de Janeiro, o mundo foi pego de surpresa com a notícia da morte de Dolores O’Riordan.

A artista irlandesa nos deixou cedo demais, aos 46 anos de idade, e fez com que milhares de fãs de The Cranberries mundo afora lamentassem a morte da vocalista.

Hoje, em um anúncio oficial, a banda revelou que já vinha trabalhando em um álbum de inéditas, o primeiro desde 2012, e que ele será lançado “no início de 2019”:

Esse mês marca o aniversário de 25 anos do lançamento de nosso disco de estreia, ‘Everybody Eles is doing it so why can’t we’. Nas últimas semanas nós tivemos vários questionamentos da imprensa perguntando se nós estamos planejando algo para celebrar essa marca.

Podemos confirmar que desde o Verão [no Hemisfério Norte] passado a banda estava trabalhando com a Universal Music na criação de uma edição muito especial de 25 anos do álbum, uma nova versão remasterizada com material inédito nosso bem como material inédito da época desse álbum. Havíamos planejado o lançamento dessa edição especial para esse mês para coincidir com o aniversário de 25 anos. Entretanto, dada a morte de Dolores em Janeiro, nós pausamos todo o projeto.

Há algumas semanas nós revisitamos isso. Após pensarmos muito a respeito decidimos finalizar o que começamos. Pensamos no assunto e decidimos que como isso é algo que começou a nossa banda, com Dolores, nós deveríamos seguir em frente com o projeto. Então esse é o plano, terminar e lançar a edição de 25 anos do álbum em 2018.

Além disso nós também iremos completar a gravação de um novo disco de estúdio, conforme anunciado anteriormente, que nós também iniciamos no ano passado e para o qual Dolores já havia gravado os vocais. Com tudo indo bem nós esperamos que esse disco seja finalizado e lançado no início do ano que vem.

Iremos atualizá-los todos à medida que as coisas forem acontecendo.

Noel, Mike e Ferg

Em 2017 a banda lançou um disco chamado Something Else que conta com versões acústicas de vários hits da carreira como “Linger”, “Zombie” e “Ode To My Family”, além de três inéditas.

A causa da morte de Dolores O’Riordan ainda não foi revelada.