Rage Against The Machine na Convenção do Partido Democrata em 2000
Foto: Reprodução / YouTube
 

O ano de 2000 foi movimentadíssimo para o Rage Against The Machine.

A banda excursionou para divulgar o seu último disco de músicas autorais, The Battle Of Los Angeles (1999), lançou um disco de covers chamado Renegades, passou por aquele episódio curioso da invasão de palco de seu baixista em premiação da MTV e também chegou ao fim após intensas brigas internas.

Naquele ano o grupo também fez um protesto contundente contra o sistema político dos Estados Unidos, baseado em apenas dois partidos, quando aproveitou a Convenção Nacional do Partido Democrata em Los Angeles para fazer um show bem na frente do local.

18 anos depois a apresentação será lançada oficialmente em áudio pela primeira vez e ganhará um disco de vinil que será comercializado com exclusividade no Record Store Day de 2018. No álbum aparecem músicas como “Testify”, “Guerilla Radio”, “Sleep Now In The Fire” e mais, e o número de cópias será limitado e exclusivo do RSD.

Como bem aponta o site CoS, o canal do YouTube que tem o vídeo abaixo a respeito do show o descreveu assim:

O Rage Against The Machine fez um show gratuito para protestar contra o sistema de dois partidos. A banda estava considerando fazer um show de protesto desde Abril daquele ano. Nos meses antes da convenção, a MTV começou a planejar um grande show gratuito no centro de Los Angeles como parte da campanha ‘Choose or Lose’, voltada a fazer com que os jovens votassem. A MTV decidiu que o popular grupo de rock RATM seria o nome ideal.

Entretanto, a mensagem política agressiva do RATM combinada com o título de seu mais recente álbum, The Battle of Los Angeles, causou sérias preocupações entre os líderes da cidade de Los Angeles. Os pedidos da MTV para realizar o show foram negados pela prefeitura e o canal eventualmente desistiu de realizá-lo.

Após a tentativa em vão da MTV, grupos de protesto concordaram em ceder seus períodos de tempo de uma hora no palco da Zona de Protesto. Horários nobres foram oferecidos ao RATM coincidindo com um dos nomes mais importantes da noite de abertura da convenção, o então presidente Bill Clinton.

Live At The Democratic National Convention 2000 será disponibilizado em 5000 cópias no dia 21 de Abril, quando acontece o Record Store Day.

Logo abaixo você pode ver a capa, tracklist e vídeo desse dia histórico na carreira do Rage Against The Machine.

Rage Against The Machine - Live At The Democratic National Convention 2000

01. Bulls on Parade
02. Testify
03. Guerilla Radio
04. Sleep Now in the Fire
05. Freedom
06. Killing in the Name

 
Compartilhar