Melodias Narradas #2 – Presente e perspectivas de futuro da guitarra

Segunda edição da nossa grande reportagem aborda a falência das grandes empresas e do próprio instrumento na nova música

(ilustração: Henrique Codonho/Shutterstock)
 

Criada entre a década de 40 e 50, a guitarra foi rapidamente incorporada por grupos musicais de contestação, quebra de barreiras e muita criatividade para criar ritmos novos. Caso de B.B. King, Buddy Guy, Jimi Hendrix e Jimmy Page, apenas para citar alguns dos primeiros “guitar heroes”.

Esses nomes, que antes bastavam para fazer qualquer adolescente sonhar em se tornar um guitarrista, parece que não têm mais apelo no Brasil de hoje. Uma reportagem da rádio CBN mostrou que as importações e vendas de guitarras no Brasil caíram 78% nos últimos 5 anos.

Seria apenas culpa dos preços estratosféricos das grandes marcas internacionais? Como estão os produtores nacionais? E a música popular brasileira de hoje, valoriza a guitarra? As crianças estão sendo estimuladas a estudar música?

Entrevistamos músicos, luthiers e entusiastas da guitarra para tentar responder a essas perguntas, e o resultado você acompanha no segundo episódio de Melodias Narradas, o documentário mensal dentro do Podcast TMDQA!.

Você pode ouvir online ou fazer download através do player abaixo, no iTunes, na Deezer ou em qualquer reprodutor de podcasts que já venha no seu celular, basta jogar o nosso nome na busca. Pra comentar ou sugerir temas, mande sua mensagem no nosso Facebook oficial, ou grave um áudio para o WhatsApp (11) 98947-8056.

Ficha técnica

Duração: 23’39”
Reportagem: Marcelo Ferraz
Edição: Rafael Teixeira
Vinhetas: Natália André
Ilustrações: Henrique Codonho

Links

Venda de guitarras caem no Brasil – TMDQA!
Gibson pode estar à beira da falência – TMDQA!

Músicas usadas

Far From Alaska – “Rhino”, “Pizza” e “Cobra”
transpanda – “Thunder Panda” e “Danger Renegade Snake”
In Closing – “Shade”
Tagirijus – “Aquasigns”

 

Comentários