Riot Grrrl: coletânea brasileira celebra 25 anos de lançamento do Bikini Kill

O trabalho foi idealizado por um selo paulistano

Insubmissas - um tributo ao Bikini Kill
 

A banda norte americana Bikini Kill, uma das pioneiras do movimento Riot Grrrl, comemora 25 anos desde seu primeiro álbum, Pussy Whipped.

Famosa pelas fortes letras feministas e por levantar a bandeira da causa, Bikini Kill se formou em 1990 e inspirou jovens a lutar por seus direitos. Com apresentações explosivas e uma grande dose de atitude punk, o quarteto formado por Kathleen Hanna (vocal), Billy Karren (guitarra), Kathi Wilcox (baixo) e Tobi Vail (bateria) é referência musical no movimento até hoje.

Em uma homenagem a banda, o selo paulistano Hérnia de Discos lançou a coletânea Insubmissas – 25 anos de Pussy Whipped, um disco com releituras de Bikini Kill apresentadas por doze bandas nacionais.

São elas: Diablo Angel, Lâmina, Belicosa, Bertha Lutz, Framboesas Radioativas, Miêta, In Venus, 3D, Bloody Mary Una Chica Band, Charlotte Matou um Cara, Trash no Star e Readymades, cada uma adicionando a sua personalidade à música.

Desirée Marantes e Cintia Ferreira idealizaram o projeto e contam que a escolha das artistas foi feita cuidadosamente:

As bandas foram escolhidas a dedo. Todas estão ativamente trabalhando em algo relacionado à música e têm uma atitude riot grrrl.

Elas também revelam que possuem outras iniciativas nos planos:

A música ainda é uma área predominantemente masculina e a gente quer ampliar os espaços para as minas, meio como um ‘all girls to the front’ só que mais direcionado a composição, produção, tudo que for relacionado a criação e produção musical.

Abaixo, você pode ouvir o disco Insubmissas – 25 anos de Pussy Whipped:

1. “Blood One” – Diablo Angel
2. “Alien She” – Lâmina
3. “Magnet” – Belicosa
4. “Speed Heart” – Bertha Lutz
5. “Lil’ Red” – Framboesas Radioativas
6. “Tell Me So” – Miêta
7. “Sugar” – In Venus
8. “Star Bellied Boy” – 3D
9. “Hamster Baby” (Ratoncito Bebito)– Bloody Mary Una Chica Band
10. “Rebel Girl” – Charlotte matou um cara
11. “Star Fish” – Trash no Star
12. “For Tammy Rae” – Readymades

 

Comentários