CD Player, CDs
Foto de CD Player via Shutterstock

Será que estamos chegando ao fim da era dos CDs?

Pelo menos no que diz respeito a algumas das maiores redes de lojas de departamentos do planeta, esse deve ser o caso.

De acordo com a Billboard, a Best Buy já teria avisado aos seus fornecedores que até o dia 01 de Julho não irá mais comercializar CDs em suas mais de mil lojas.

De forma até certo ponto irônica, a rede irá continuar vendendo discos de vinil pelo menos durante os próximos dois anos, além de vitrolas. Vale lembrar que apesar de hoje em dia ser lembrada por eletrônicos e produtos de informática, a Best Buy nasceu como a Sound Of Music, em 1966, especializada em aparelhos de som de alta fidelidade.

Outra rede enorme de lojas dos Estados Unidos (e que curiosamente também nasceu em Minneapolis, assim como a Best Buy) anunciou recentemente uma mudança drástica na forma como irá comercializar os CDs.

A Target disse às distribuidoras que daqui pra frente pretende comercializá-los apenas no regime de consignação; ou seja, ela só irá pagar para as gravadoras pelos CDs que efetivamente forem vendidos. Hoje, ela compra os discos compactos e gasta quando manda de volta os que não são comercializados, recebendo apenas crédito em troca.

Segundo a matéria, a Target iria fazer o mesmo com DVDs, sendo que esses já passariam a ser adquiridos dos fornecedores em 01 de Fevereiro e os CDs têm uma data de novo modelo indefinida entre 01 de Abril ou 01 de Maio.

Dessa forma, se as gravadoras e distribuidoras não aceitarem a comercialização em consignação, a Target também poderia remover os CDs de suas prateleiras o que, convenhamos, parece ser apenas questão de tempo com a popularização do streaming e a volta dos discos de vinil.

Compact Disc

O CD, ou Disco Compacto, foi lançado em 1982 após um trabalho conjunto das gigantes Philips e Sony, que se basearam em conceitos inventados e patenteados pelo norte-americano James T. Russell, nome fundamental em vários aspectos das tecnologias envolvidas na gravação e na leitura óptica.

Nos anos 90 e 2000, o formato tornou-se o mais utilizado em todo planeta para o lançamento de áudio, e seu declínio começou a acontecer por volta de 2005, quando a Internet passou a popularizar os formatos digitais.

Será que os disquinhos irão virar relíquia em casa?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!