Chaves e Quico
Foto: Reprodução / YouTube

Tá aí uma notícia que não esperávamos em 2018.

A Globosat, braço da rede Globo que opera no mercado de televisão paga, adquiriu os direitos de todos os episódios das aclamadas séries Chaves e Chapolin, com informações preliminares de que eles serão exibidos no Multishow.

Segundo o Fórum Chaves, o pacote adquirido junto à Televisa conta com todos os episódios dublados e exibidos na TV aberta pelo grande rival da Globo, o canal SBT, além de capítulos inéditos por aqui que seriam dublados pela primeira vez.

Ainda de acordo com o fórum, as informações são de “fontes seguras” e registros das séries foram consultados nos sistemas da ANCINE. Além disso, o UOL também confirmou a compra através de uma pesquisa na plataforma.

Nem é preciso dizer que a notícia cai como uma grande bomba entre os fãs do universo do Chaves, já que as séries se tornaram uma grande marca do SBT aqui no Brasil e agora terão, mesmo que indiretamente, seus nomes atrelados a um grande concorrente, a Rede Globo.

Na TV paga, entre 2010 e 2015, tanto Chaves como Chapolin já foram ao ar em outros canais como TLN e Cartoon Network, além de Boomerang e TBS.

A publicação do Fórum ainda termina com a informação de que a operação vale apenas para a TV paga e que no sinal aberto o SBT segue com os direitos de Chaves e Chapolin, e “não dever abrir mão por enquanto”.

34 Anos de história

Silvio Santos comprou os direitos da série em 1981, e os episódios foram ao ar pela primeira vez no SBT em 1984, nunca mais saindo do ar.

De lá pra cá, os episódios foram exibidos à exaustão, tendo entrado e saído da grade do canal algumas vezes como em 2004, quando ficaram quase um ano fora e voltaram ao ar após a pressão dos fãs.

Já em 2005, a Rede Globo teria feito uma oferta à Televisa para tirar as atrações de sua concorrente, e a emissora mexicana então exigiu 1.5 milhões de dólares para Silvio Santos renovar os direitos, ou cerca de três vezes o valor pago até então.

O homem do baú aceitou e continuou com as duas séries em sua grade. Hoje em dia apenas Chaves está no ar, com episódios sendo exibidos nas manhãs de Sábado e Domingo no SBT.

https://www.youtube.com/watch?v=bN57AfDACgs

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!