Foto: Carolina Vianna.

Um cavaquinho usado e um músico que nunca tocou o instrumento. Uma mesa de bar e uma poesia. Estes foram os ingredientes principais para a composição do single “Poeta de Bar”, single que estreia a nova fase da carreira de João Capdeville.

Produzida por Patrick Laplan, a faixa mostra amadurecimento musical ao unir um arranjo poderoso de metais com o gingado do samba. Isso tudo sem esquecer o clima de melancolia que marcou o EP de estreia do artista.

Ao contrário do trabalho anterior, Pausa, de 2014, João deixa violão de lado e abre o coração para o cavaco, encarnando a figura do malandro arrependido que, da mesa do bar, conta das esperanças em ver a amada retornar.

“Poeta de Bar veio quando comprei um cavaquinho usado e estava tentando aprender sozinho. Fui tentando tirar algumas músicas, entre sambas e pagodes, me acostumando com o som, já que até então eu nunca tinha pegado em um desses. Vi quais acordes e regiões dele gostava mais e assim cheguei na harmonia da música. Logo após compus a melodia. A letra veio depois, curiosamente, quando estava com uns amigos num bar. Na mesa falávamos sobre a questão do chamado ‘dom’ da escrita e meu irmão mais velho me citou na conversa como um exemplo. Discordando quando me chamou de ‘poeta’, eu brinquei dizendo que se eu era, então seria um outro tipo, um ‘Poeta de Bar’. E a música se tornou uma forma de brincar comigo mesmo”, relembra João.

O single foi produzido e gravado por Patrick Laplan, no estúdio Fazendinha (Rio), com a assistência de Rennan Guerra. A mixagem da faixa ficou por conta de Edu Costa, no estúdio do Pepe (RJ), assistido pelo próprio Pepe. A masterização é de Renato Alscher, no estúdio Corredor 5 (RJ). Os arranjos de metais foram de Patrick Laplan e o próprio João Capdeville, enquanto a direção vocal é de Ledjane Motta. Participam da canção os músicos João Capdeville (voz e cavaquinho), Patrick Laplan (bateria e baixo), Donatinho (rhodes, clarinete e pocket piano), Widor Santiago (sax tenor), Henrique Band (sax barítono), Marlon Sette (trombone) e Altair Martins (trompete).

Confira a faixa abaixo e compare com a sonoridade de outros trabalhos do artista.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!