Foto de: Erick Dau

Conhecida por suas letras com forte teor político e pelo peso na cena independente carioca, a El Efecto lança um material ao vivo para virar a página do passado e começar a focar no lançamento de material inédito. Ao vivo no Méier conta com participação especial da Ventre, atração do Lollapalooza Brasil e foi registrada em uma apresentação no Rio Novo Rock.

O registro também conta com a formação antiga da banda, que trazia a guitarra de Pablo Barroso. Atualmente, fazem parte da banda os músicos Cristine Ariel (guitarra, cavaquinho e voz), Tomás Tróia (guitarra e voz), Gustavo Loureiro (bateria), Bruno Danton (voz, violão e viola), Tomás Rosati (voz, cavaquinho e percussão) e Eduardo Baker (baixo).

O vídeo conta também com a participação especial do power trio carioca Ventre, que se uniram no palco com a El Efecto, executando as canções “Ciranda” de “De Perto”. A captação, mixagem e masterização são de Bruno Schulz.

“De lá pra cá, ficamos praticamente dois anos em função da preparação do novo disco e da nova formação/instrumentação da banda. Mas as novas músicas seguem sendo um aprofundamento da mesma proposta que começamos há 16 anos, a vontade de combinar instigação estética e inquietação política. Nesse sentido, podemos dizer que o que vem por aí são novas formas para velhas angústias. Segue a luta!”, adianta Tomás Rosati.

A ideia do El Efecto com as suas músicas é potencializar efeitos, ocupar espaços e direcionar a energia para uma luta pela vida, pela dignidade humana. Para combater as injustiças e iluminar um futuro melhor, o El Efecto transforma música em combustível no novo disco Memórias do Fogo, que está previsto para o mês que vem.

Inspirado na trilogia de nome semelhante de Eduardo Galeano, que fala sobre a trajetória da América Latina, o álbum evoca a importância do indivíduo cultivar uma chama interior, seja para jamais esquecer que o mundo está a ponto de incendiar-se, ou até mesmo, para juntos, incendiá-lo em algum sentido.

Confira a explosiva performance da banda:

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!