Bob Dylan e Johnny Cash
Foto: Reprodução / Youtube

É muito talento para uma gravação só!

São dois dos nomes mais importantes da música norte-americana moderna, e eles gravaram juntos! Há quase 50 anos, Bob Dylan e Johnny Cash se uniram para gravar uma versão para “The Girl From The North Country“.

A música foi lançada originalmente no segundo álbum de estúdio de Dylan, The Freewheelin’ Bob Dylan, em 1963. Mas voltou com tudo com uma nova versão em 1969, desta vez para ser lançada no álbum Nashville Skyline, o nono de sua carreira.

 

Tudo começou com uma carta

De acordo com o livro “Cash: A Autobiografia de Johnny Cash“, Johnny Cash explica como começou sua relação com Dylan. E não, não existiam redes sociais na época:

Escrevi para Bob uma carta, contando a ele o quão fã eu era. Ele me escreveu de volta quase que imediatamente, dizendo que acompanhava a minha carreira desde ‘I Walk The Line’. E então começamos a nos falar.

Os dois se encontraram em estúdio nos dias 17 e 18 de Fevereiro de 1969, sob supervisão do produtor musical Bob Johnston, que também trabalhou com nomes como Simon & Garfunkel e Leonard Cohen. “The Girl From The North Country” foi gravada três vezes, sendo que em uma delas os músicos erraram e tiveram que recomeçar.

 

Várias gravações não foram lançadas oficialmente até hoje

Na ocasião, eles gravaram mais de dez músicas, algumas delas repetidas por conta de erros na hora da gravação. De acordo com Johnston, era para ter sido um álbum inteiro
só de duetos de Dylan e Cash. No entanto, isso necessitaria um novo encontro dos
músicos em estúdio, o que nunca veio a acontecer. Além disso, não houve ensaios
prévios para melhorar a performances das canções.

De todas as músicas gravadas nesses dois dias, apenas “The Girl From The North
Country” foi lançada, justamente no álbum que estava sendo finalizado por Bob Dylan
na época. Dentre os outros duetos gravados, haviam também clássicos de Johnny Cash,
como “Big River” e “Wanted Man”, além de grandes clássicos do country e do blues.

LEIA TAMBÉM: Você já assistiu ao emocionante último show de Johnny Cash?

Logo abaixo você pode ver uma rara apresentação de Dylan na televisão, quando ele foi até o programa do colega, o Johnny Cash Show, justamente para divulgar o álbum.

Essa aparição fez com que Nashville Skyline se tornasse um sucesso de vendas.

https://www.youtube.com/watch?v=g77wH68dFC8

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!