Travis Barker na Alemanha em 2017
Foto de Travis Barker via Shutterstock

Talvez você nunca tenha ouvido falar do nome Zildjian antes, mas a empresa não apenas é uma das mais famosas do mundo quando o assunto são pratos e acessórios de bateria como também é uma das mais duradouras da história, estando ativa há aproximadamente 400 anos desde que foi fundada em Constantinopla, atual Istambul.

Dentre os produtos temos desde baquetas até os mais diversos pratos possíveis e se há alguma empresa no mundo que pode falar com segurança sobre o assunto, essa é a Zildjian.

Em uma nova pesquisa da respeitada fabricante de pratos entre os seus seguidores, ela elegeu “o baterista de cada década”, pedindo para que as pessoas revelassem em qual período nasceram.

 

A era do jazz

Enquanto o rock ainda não se concretizava como um estilo popular, o estilo que mais mostrava a capacidade de improvisação e criatividade de um músico era o jazz. Baseada nisso, a empresa nomeou os anos 50 como “A Era de Buddy Rich“, que era um baterista famoso na época. Ele se apresentou com nomes como Louis Armstrong e Ella Fitzgerald.

Eles ainda contaram com “A Era de Gene Krupa“, representando o período da história musical moderna anterior aos anos 50. Krupa foi professor de bateria de Peter Criss, ex-baterista da banda KISS. Além disso, é reconhecido por críticos musicais e jornalistas do mundo todo como um dos primeiros bateristas a ganhar destaque através de seus solos de bateria.

 

O rock entrando com tudo

Com a explosão do rock, os anos 60 foram classificados como “A Era de Ringo Starr“, o que tem muito a ver com a Beatlemania e o sucesso estrondoso que fez dos Beatles uma das bandas mais reconhecidas da história.

A década de 70 foi “A Era de Keith Moon“. Apontado pela Rolling Stone como o segundo baterista mais influente de todos os tempos, Moon fez história ao lado da banda britânica The Who.

Continuando no rock, mas com influências evidentes do jazz e do pop, “A Era de Jeff Porcaro” dominou os anos 80. Porcaro tocou com Michael Jackson, Paul McCartney e Madonna, e ficou conhecido pelo seu trabalho na banda Toto.

Com o rock alternativo em alta ao longo dos anos 90, além das influências do punk e do hard rock, o baterista mais influente da década jamais ignoraria essa revolução cultural. Foi classificada, então, como “A Era de Dave Grohl“, diante de sua participação como baterista do grupo Nirvana.

 

Século XXI

Ao entrarmos no novo milênio, chegamos à “Era de Travis Barker“. Ganhando fama como baterista da banda Blink-182, Barker é um nome que influencia muitos bateristas até hoje, diante de sua técnica e presença.

Mas e a década de 2010? Podemos ainda estar no início de 2018, mas será que já temos algum forte candidato a melhor baterista? Deixa sua opinião nos comentários!

Bateristas em pesquisa da Zildjian
Foto: Alternative Nation

https://www.youtube.com/watch?v=1bpnhTetTuw

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!