O músico Will Toledo, criador do projeto de indie rock Car Seat Headrest, acaba de dar sua opinião em relação à recente polêmica envolvendo os valores de pagamento de plataformas de streaming — em especial, o Spotify.

Após Geoff Barrow (Portishead) e Thom Yorke (Radiohead) terem criticado a empresa por não pagar “o suficiente” pela execução de faixas em sua plataforma, o músico indie expôs alguns números que conquistou através do serviço.

“Desde 2013 eu fiz quase 30 mil dólares [100 mil reais] de streams do Spotify de álbuns meus que não foram lançados pela Matador”, disse Toledo, que ainda afirmou que “poderia sobreviver de mês a mês” com a renda desses discos, ainda sem contar a renda seus dois trabalhos mais recentes.

Ao responder diretamente para Barrow, Toledo também afirmou que suas músicas antigas foram reproduzidas quase 10 milhões de vezes. Ele ainda ressalta o uso do Distrokid, uma plataforma que permite que artistas independentes publiquem suas músicas em redes de streaming pagando apenas uma taxa anual de 20 dólares — assim, o serviço permite que o artista fique com todo o lucro das execuções das faixas.

No entanto, é interessante ressaltar que a matemática do músico é um pouco… estranha. Ao afirmar que conseguiria viver exclusivamente com os streams de seus álbuns antigos, Toledo está basicamente dizendo que sobreviveria com um “salário” de 620 dólares ao mês — um valor relativamente baixo para o padrão de vida americano.

Isso sem contar que, no caso da grande maioria das bandas, esse lucro é dividido entre vários membros. O caso de Will é atípico: o Car Seat Headrest foi criado como um projeto solo, onde o músico gravava todos os instrumentos em sua própria casa.

Desse modo, ele chegou a lançar cerca de oito (!) álbuns em um período de três anos. Após assinar com a gravadora Matador, a banda virou um projeto completo e, desse modo, chegou a lançar dois álbuns gravados em estúdios convencionais com outros membros.

Com o sucesso de Teens of Denial, seu mais recente álbum, o grupo alcançou um nível de sucesso ainda maior. Como mencionado anteriormente, Toledo havia afirmado que seu material solo possuía cerca de 10 milhões de execuções no Spotify — para fins de comparação, o single “Drunk Drivers/Killer Whales” possui, por conta própria, quase 8 milhões de execuções no Spotify.

Mesmo assim, nem todas as bandas menores possuem esse tipo de números. Além disso, o fato do Spotify pagar cerca de metade (!) do valor que seus concorrentes — como TIDAL e Apple Music — pagam aos artistas abre espaço para críticas como as de Yorke e Barrow.

É claro que, atualmente, a exposição que as plataformas de streaming dão à essas bandas é muito importante para que se consiga uma fanbase maior. Isso acaba se transformando em mais ingressos de shows vendidos, ou então mais lucro com CDs e Merch. É valido também ressaltar que, sem essas plataformas, é muito possível que bandas como o Car Seat Headrest nunca tivessem conseguido conquistar seu espaço na cena.

Você pode conferir todos os tweets da discussão logo abaixo e tirar suas próprias conclusões. Você acha que Yorke e Barrow estão certos, ou concorda com Will Toledo?

https://twitter.com/jetfury/status/946051057553113088

https://twitter.com/carseatheadrest/status/946392882067406848

https://twitter.com/carseatheadrest/status/946393013391110145

https://twitter.com/carseatheadrest/status/946393280845139969

https://twitter.com/carseatheadrest/status/946396793708974082

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!