Documentário - Get Up and Funk
Foto: Reprodução / Facebook

De que os Red Hot Chili Peppers são uma das bandas de rock mais influentes da história, não há dúvidas. Mas já ouviu isso do ponto de vista de brasileiros, ou melhor ainda, de brasileiros que trabalham com música? Esse é o intuito do documentário “Get Up And Funk: Apimentando a Indústria Cultural“.

O filme carrega o fardo de ser o primeiro documentário nacional sobre o Red Hot. Ele vai explorar a relação do grupo com a indústria fonográfica da época, buscando entender o sucesso da banda.

Além disso, ele analisará diferentes momentos da história do rock contemporâneo, desde o punk até o pop rock, passando pelo rock alternativo e pela surgimento da MTV. E isso tudo de uma forma não biográfica. O documentário se baseia nos depoimentos de importantes nomes da música nacional, dentre produtores, empresários, jornalistas e músicos.

 

A mente por trás disso tudo

Tudo começou através da bagagem musical do diretor do filme, Tadeu Tau. Formado em Rádio & TV, Tadeu sempre foi muito chegado à música e, especialmente, aos Chili Peppers. Tinha 9 anos de idade quando o álbum Californication foi lançado, mas dedicou boa parte do seu tempo a aprender sobre a história da banda e sobre sua força no cenário musical da época. Aliás, de várias épocas, uma vez que a banda se mantém até os dias de hoje.

A ideia para o documentário surgiu efetivamente do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Tadeu, onde realizou um trabalho teórico sobre a banda. Desde então, a ideia de uma produção audiovisual o permeava. E o mais impressionante é que tudo foi feito sem patrocínio, apenas com o apoio de páginas brasileiras também relacionadas à banda.

 

Os entrevistados

Tadeu, enquanto moldava a produção, tinha já alguns nomes em mente, como o da produtora artística Fabiana Lian. Ao longo das gravações, ele foi sendo indicado a outros nomes como os ex-VJs Gastão Moreira e Edgard Piccoli.

Como forma de dar credibilidade ao conteúdo, também foram convidadas pessoas que trabalham no meio, como Fabiana Lian, Luiz Thunderbird, José Norberto Flesch, Gastão Moreira, Nando Machado, Edgard Piccoli, Egypcio (ex-vocalista da banda Tihuana), Clemente Tadeu, PJ (baixista do grupo Jota Quest) e Sarah Oliveira.

LEIA TAMBÉM: TEM GENTE ACHANDO QUE JOHN FRUSCIANTE VOLTOU AO RHCP POR CAUSA DESSE VÍDEO

A página oficial do filme no Facebook conta ainda com conteúdo extra que não entrou no corte final e entre esses conteúdos há histórias dos entrevistados com membros do RHCP, como a vez em que Thunderbird encontrou Flea e Anthony Kiedis no VMA de 1992.

Você pode conferir o trailer de “Get Up And Funk” no player abaixo. O vídeo também tem a opção de legendas em inglês. O lançamento oficial está previsto para o início de 2018.

https://www.facebook.com/getupandfunkmovie/videos/174639846458928/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!